*Por Larissa Rêgo, instrutora acqua e kids Shopping da Ilha (MA)
Já sabemos que o desenvolvimento infantil é caracterizado pelo processo de mudanças no comportamento motor, cognitivo e social. Crianças necessitam de movimento e de estímulos para seu desenvolvimento máximo. Através deles e da interação com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende o mundo. Porém, qual é a melhor idade para iniciar a prática de atividade física? A resposta pode ser simples: para todas as idades até mesmo para os pequeninos com poucos meses de vida!
Estímulos dados aos bebês são essenciais para o processo de desenvolvimento já que durante os três primeiros anos de vida o cérebro está formando conexões que irão determinar as capacidades e o potencial de uma vida inteira. Como o amadurecimento do cérebro também está relacionado ao recebimento de estímulos e às experiências vividas, a prática de atividade física se torna importantíssima!
A natação para bebês, por exemplo, pode ser uma das primeiras atividades físicas e uma excelente forma de incluí-los na aprendizagem organizada. Trata-se de um ambiente já conhecido pelo pequenino, que é o meio líquido.
Quando o bebê participa assiduamente das aulas de natação, a tendência é que ele fique mais relaxado, tranquilo e seguro na água. Além desses aspectos, podemos citar mais alguns benefícios, como:
– Melhoria na coordenação motora;
– Auxílio na resistência cardiorrespiratória;
– Estímulo do apetite;
– Sono tranquilo;
– Desenvolvimenot de noções de espaço e tempo e de ritmo;
– Auxílio na prevenção de doenças respiratórias.
Por todos esses benefícios, a natação torna-se uma atividade física completa e de desenvolvimento global, atuando na condição motora, social e cognitiva, além de promover estímulos para o autossalvamento, que é uma característica essencial para muitos pais.
Outra atividade indicada para os pequeninos, e que já pode ser encontrada em algumas academias da Bodytech, é a Estimulação Motora.
Essa aula consiste em atividades que estimulam o bebê a rastejar, engatinhar, pegar brinquedos, subir, descer, olhar, sentir, rolar, abaixar… Ou seja, oferece estímulos e vivências diferentes aos bebês com a participação dos pais, que acompanham o dia a dia do filho.
Durante essas aulas, o professor trabalha também a autoconfiança do bebê, com elogios de suas próprias descobertas e desafios. Cada término de atividade acaba virando uma verdadeira “festa”!
Em resumo, as atividades oferecidas desde os primeiros meses de vida na água ou em outro ambiente descontraído e sem pressão ajudam o bebê a conquistar seu desenvolvimento de forma plena e a promover a relação de confiança na família.
Traga seu bebê para as nossas aulas!