No último post eu contei aqui como foi minha ida à Santa Catarina e dei ideias de lugares para conhecer em um roteiro de três dias em Garopaba. A minha viagem na verdade foi de quatro dias, mas o último dia passei em Florianópolis. A parte do roteiro de Floripa eu vou contar agora para vocês.

 Florianópolis, para quem não sabe, é uma ilha e capital do estado de Santa Catarina. Repleta de praias paradisíacas e uma biodiversidade riquíssima, Floripa é um destino muito procurado por turistas de todo o mundo.

Floripa é tão lindo que ficou conhecida como Ilha da Magia, e tem mesmo uma magia naquele lugar. Eu já fui várias vezes e ainda não conheci tudo. A ilha é bem grande, com 675,4 km e mais de 100 praias registradas! Além da beleza natural, também é um polo de vida noturna e agito, muito famosa por suas festas.

Uma dica que eu dou para quem quer conhecer Florianópolis é ir com calma. Não adianta querer conhecer tudo de uma vez, você pode acabar passando mais tempo no trânsito tentando se locomover do que realmente curtindo o lugar. O que eu costumo fazer é toda vez que eu vou eu tento conhecer mais ou menos as praias e a região ao redor da onde estou me hospedando. Assim, toda vez que eu vou conheço uma parte nova.

São muitas as opções de lugares lindos para conhecer. Dessa vez fui ao Costão do Santinho e Barra da Lagoa. Costão do Santinho fica no norte então não aconselho você ir visitar caso só tenha um dia pra ficar e esteja vindo de Garopaba como eu estava. Você vai cruzar a ilha toda e tem muita praia linda mais perto do continente e do centro.

Caso você esteja indo para ficar só em Floripa, eu aconselho se hospedar perto da Lagoa da Conceição, pois lá tem muita opção de lugares pra comer e conhecer sem precisar pegar carro. Além da Lagoa ser linda, ela é ótima para praticar stand up paddle e kite surf.  Outro passeio legal que pouca gente conhece é pegando o barquinho nos pontos da Lagoa da Conceição e ir conhecer algumas cachoeiras que tem pra dentro dela. Os barquinhos funcionam e são uma opção de transporte público e funcionam mais ou menos no mesmo esquema que os barquinhos da Ilha da Gigóia aqui no Rio de Janeiro.

Praias próximas da Lagoa da Conceição

Perto da Lagoa da Conceição também se encontram algumas das praias mais conhecidas e lindas como a Praia Mole, Galheta e a Joaquina. Essas são praias badaladas e com uma beleza natural de tirar o fôlego. São boas para a prática do surf. A Galheta é uma praia de nudismo, mas não muito praticado. Ela tem uma beleza mais selvagem e fica ao lado da Praia Mole.  Já a Praia da Joaquina é rodeada por dunas, onde é praticado o sand-board.

Outras praias que  eu amo são a Praia do Campeche, Moçambique, Ilha do Campeche, Matadeiro, Lagoinha do leste e Barra da Lagoa.  A Ilha do Campeche é imperdível, com águas calmas e cristalinas. Se chega de barco saindo ou da praia da Armação, do Capeche ou Barra da Lagoa. A ilha é um património histórico por isso existe um limite diário de visitantes. É um verdadeiro paraíso!

A praia de Moçambique é a mais extensa da Ilha e se encontra em uma reserva natural. De um lado ela é bem inóspita e selvagem, do outro ela vira Barra da Lagoa, que é mais povoada. Dessa última vez fui para a Barra da Lagoa, comi um peixinho na praia e depois fiz a trilha para as piscinas naturais: uma delícia! Trilha leve e rápida, levamos nem 10 minutos para chegar nas piscinas.

Matadeiro fica no sul da ilha e é muito bonita. Mais preservada e tranquila, às vezes é boa para surfar. O Sul da ilha é muito especial, lá estão as praias mais lindas e mais preservadas. Uma das praias mais lindas que já fui na vida fica no Sul de Florianópolis, a Lagoinha do Leste.

O acesso à Lagoinha do Leste pode ser feito por trilha ou barco. Existem duas trilhas até ela, por Matadeiro (mais longa, porém menos ingrime) ou por Pântano do Sul. Eu fiz por Pântano. Fui de trilha e voltei de barco. Eu acho uma boa ideia, se você tem um espírito mais aventureiro, gosta de fazer trilha, vai amar esse passeio. A Lagoinha do Leste é uma praia vazia com águas cristalinas e tem uma lagoa. Eu já disse que amo praia com rio, né? Nada melhor que sair do mar e mergulhar na água doce. A natureza la é exuberante e não tem nada além de beleza natural. Perfeito para passar o dia, relaxar depois da caminhada longe do agito.

Tenho certeza que Florianópolis tem a praia perfeita pra você desde as mais agitadas até as mais selvagens. Não tem como ir e não se apaixonar pela Ilha da Magia.