*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

Você sabe quais as maratonas preferidas dos brasileiros no exterior?

Fiz um levantamento do número de corredores brasileiros que completaram as principais provas em 2014 e cheguei ao ranking abaixo:

gráfico

Como podemos ver no gráfico, as maratonas de Buenos Aires e da Disney são, com folga, as provas mais procuradas pelos brasileiros. Cada uma com seu charme: Buenos Aires é mais perto, mais barato, mais fácil de se inscrever, boa para quem quer correr rápido.

E a Disney dispensa apresentações! Orlando é a cidade mais visitada pelos brasileiros no mundo, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

Para quem viaja com a família, é o destino ideal para agradar os filhos. E os Desafios do Pateta e do Dunga só aumentam a vontade dos corredores fominhas por quilômetros e medalhas de ir para lá.

Depois de Buenos Aires e Disney, vemos um segundo pelotão com 3 provas de altíssimo nível, que atraem números parecidos de brasileiros: Nova Iorque, Chicago e Berlim.

Enquanto alguns resolvem correr na “cidade que nunca dorme”, a maior maratona do mundo (neste ano foram mais de 50 mil concluintes), outros buscam em Chicago e Berlim provas rápidas e muito bem organizadas para bater seu recorde pessoal.

Fechando o ranking, temos Paris, Santiago, Amsterdam, Punta del Este e Boston, cada uma por um motivo diferente.

Paris é a 6ª cidade mais visitada por brasileiros no exterior, e a prova tem um percurso digno de passeio turístico.

Santiago e Punta del Este entram no ranking como opções a Buenos Aires para quem quer uma prova perto de casa.

Já a maratona de Amsterdam é uma prova reconhecida como rápida e com processo de inscrição bem mais fácil que as suas vizinhas famosas (Berlim, Paris e Londres).

Por fim, Boston não é para quem quer, é para quem pode: a exigência de índice de tempo para participar a torna cobiçada por todos maratonistas de alta performance do mundo, dificultando o acesso a ela.

Ainda assim, atraiu quase uma centena de brasileiros nas suas edições mais recentes.

E você, já correu alguma destas provas? Qual sua preferida?

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 4 Maratonas, 10 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e  para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79