*Por Karina Vela, atleta

Acho que não é novidade dizer que a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, possui praias lindas, tanto pra descansar quanto pra praticar esportes. Búzios normalmente é um destino comum entre os cariocas nos finais de semana e feriados, mas nem todo mundo conhece Arraial do Cabo –frequentei Búzios a vida toda, mas só fui conhecer o paraíso que é Arraial tardiamente.

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos

Apesar de não ter o mesmo glamour de Búzios, Arraial compensa na beleza natural. Basta dizer que você não precisa fazer uma viagem internacional pra experimentar uma água caribenha (termo que ficou conhecido quando a água do mar está translúcida como as águas do Caribe).

Arraial possui as praias mais lindas e com a água mais clara que já vi naquela região. No quesito beleza natural, não deixa nada a desejar a nenhum destino internacional.

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio

Então, pra começar, não deixe de ir às praias do Forno, da Ilha do Farol, à prainha do Pontal do Atalaia nem à praia Grande (se o seu objetivo é surfar):
* Praia do Forno – você sai da praia dos Anjos e faz uma pequena, porém íngreme, trilha até ela. Evite feriadões e verão porque a quantidade de pessoas que frequenta a praia nessas épocas pode fazer com que alguma parte daquele paraíso passe despercebido. Excelente pra remar de SUP e mergulhar de snorkel.
* Praia do Farol – o acesso é só de barco mesmo, então a dica é pegar um na praia dos Anjos. A permanência por lá é limitada a, no máximo, uma hora, e as águas costumam ser bem geladas por causa das correntes marítimas que entram ali –mas, em compensação, a água é bem calma e transparente.
* Prainha do Pontal do Atalaia – fica bem em frente à Ilha do Farol, ponto conhecido da cidade. É possível ir de carro até lá (uma taxa de R$ 10 é cobrada): você pode estacionar na parte de cima e descer uma escadaria até chegar nela. Na verdade, são duas praias separadas por uma pedra, mas que, na maré baixa, elas se unem e viram uma só. Águas tranquilas e cristalinas.
* Praia Grande – a mais movimentada e “urbana” de todas (no seu lado esquerdo apenas, porque a praia tem mais de 40km de extensão). Se você tiver um carro 4X4 ou for alugar um bugre, vai poder curtir uma praia deserta com ondas incríveis para a prática do surf. Tive a sorte de pegar mares por lá dignos de uma boa trip de surf internacional. Definitivamente, posso dizer que nosso Caribe é Arraial do Cabo.