Apresentado nesta semana pela Apple, no tradicional (e cheio de suspense) evento de lançamento das novidades da marca, o relógio batizado de “Apple Watch” quer que você se conecte mais com seus amigos, lembre-se de seus compromissos e saiba exatamente por onde está andando.

Mas ele quer muito também que você se exercite, pois, diz o site, trata-se de um “um monitor de saúde, companheiro nos exercícios que nunca para de pensar em maneiras de deixar você mais ativo e em forma”.

O “gadget”, que chega aos mercados somente em 2015, mistura o monitoramento diário de atividades físicas com um relógio esportivo avançado, usando o acelerômetro para medir o esforço físico, um sensor especial para medir a frequência cardíaca e o GPS e Wi-Fi do seu iPhone para calcular a distância percorrida.

Ah, e ele também quer que você saiba as horas, é claro!

Para que você se mexa por aí (ou se anime para isso), ele atuará em três frentes:

1) App Atividade: mostra um gráfico simples, mas completo, das suas atividades diárias, com três círculos que devem ser preenchidos todo dia:
– Movimento: baseado no seu histórico recente, ele sugere a cada semana quantas calorias você deve queimar por dia. Recurso ajustável para mais ou menos, conforme seu objetivo. O círculo se completa quando você atinge sua meta;
– Exercício: qualquer atividade, mesmo que seja uma caminhada um pouco mais rápida, é considerada pelo Apple Watch um exercício. Ele registra seu esforço físico de cada dia, mesmo quando você não está fazendo exercícios. Ele é preenchido quando você chega aos 30 minutos diários recomendados;
– Em pé: reconhece quando você se levanta, ajudando a reduzir o sedentarismo no dia. Se você estiver sentado por muito tempo, ele lembrará que está na hora de levantar e dar uma volta. O círculo se completa quando você se levantou por pelo menos um minuto em 12 horas diferentes durante o dia.

2) App Exercício: use o aplicativo quando estiver fazendo alguma atividade que exija esforço físico. Ele mostra dados em tempo real, como duração, calorias, pulsação, distância e ritmo. Também permite que você defina metas para cada modalidade, incentiva você a cumprir ou superar os objetivos e mostra um resumo do que você conquistou. O seu exercício também é computado nas medições do app Atividade do dia.
– Objetivos: o app sugere metas personalizadas com base no seu histórico de atividades físicas. Por exemplo, se sua última corrida foi de 30 minutos, essa será uma das opções de início rápido. Você pode selecionar, aumentar ou diminuir o tempo ou escolher uma meta diferente como distância ou as calorias que deseja queimar.
– Lembretes: ele incentiva você a continuar os exercícios, avisando quando você está no meio do caminho ou quase lá. Ele também mostra um resumo detalhado da atividade física para te motivar a buscar novas metas.
– Conquistas: quando você bate seus recordes ou ultrapassa uma meta, o Apple Watch vai comemorar com você lhe dando medalhas para cada conquista.

3) App Fitness: em seu Apple Watch, você consegue checar seus hábitos e atividades diários rapidamente. Para ver sua evolução em períodos maiores, existe o app Fitness para ser usado no iPhone, com o qual você consegue visualizar seu histórico de atividades físicas e conquistas por dia, semana e mês.