*Por Eduardo Netto, diretor-técnico da Bodytech Company, para BT Experience

Há inúmeras maneiras de usar a tecnologia para planejar uma boa rotina de exercícios. E não dá para negar que essas modernas ferramentas oferecem uma excelente experiência a todos que buscam saúde e bem-estar. Nós, profissionais do fitness, temos trabalhado bastante para integrar as tecnologias existentes ao hábito de fazer exercícios, porque percebemos quanto elas podem melhorar o desempenho das pessoas e ajudá-las a não abandonar a atividade física. Existem três grupos de ferramentas tecnológicas: os aplicativos, os wearables (dispositivos móveis) e os conteúdos digitais:

1) APLICATIVOS

Eles explodiram em popularidade por oferecer treinos eficientes e motivadores. Os apps de fitness possuem várias funcionalidades. Uma das principais vantagens é a facilidade de ser praticado em qualquer lugar. Foi com esse pensamento que surgiu a ideia do BTFIT, que é a de levar a todos, sem fronteiras geográficas ou econômicas, a oportunidade de ser fisicamente ativo. A tecnologia nos permite acessar qualquer pessoa que tenha um smartphone. O BTFIT possui uma poderosa ferramenta para a prescrição personalizada de rotinas de exercício para três diferentes tipos de ambientes: academia, casa e ar livre. Além disso, oferece um programa de aulas coletivas, com quatro modalidades, que são disponibilizadas a cada 24 horas, feitas sob medida por professores especialistas. Para o cliente da Bodytech, o BTFIT serve de complemento, além de ser uma ótima opção para quando se estiver de férias ou viajando a trabalho. Seja para praticante, atleta amador, profissional da área, os aplicativos têm muito a oferecer. Porém, é necessário cautela. Antes de investir num app, assim como quando se procura um clube ou academia para praticar, é preciso realizar um check-up de saúde para saber se está apto e poder definir metas.

2) WEARABLES

São divididos em duas categorias: os aplicativos, que utilizam os próprios recursos do aparelho celular; e os dispositivos móveis — pulseiras, relógios e óculos. Por meio do uso desses wearables é possível monitorar os passos durante a atividade física e obter um comparativo baseado nos resultados anteriores. Outra possibilidade é compartilhar com amigos das redes sociais as atualizações, comentar as atividades e dar um superincentivo!

3) CONTEÚDO DIGITAL

É fato que a busca pelo conhecimento está cada vez mais acessível. No entanto, é necessário sermos cuidadosos com as fontes que consultamos para não haver riscos à saúde. Por tudo isso, percebemos que a atual comunicação da Bodytech deve contemplar uma infinidade de formatos digitais — vídeos, áudios, animações, imagens e, agora, o nosso app. Um exemplo: aqui, no nosso blog BT Experience, dá para ficar por dentro do que nossos especialistas têm a dizer sobre desempenho, nutrição, estilo de vida, além de conhecer em primeira mão os lançamentos e novidades do mundo do fitness.