Na infância, a prioridade foi estudar inglês e alemão. Na adolescência e juventude, o foco era estudar para se formar em Direito. Na maior idade, tudo que Yoná Moreira quer é superar medos e quebrar barreiras. Como ela faz isso? Perdendo o receio de água e dando os primeiros mergulhos e braçadas nas piscinas da BT.
Dona Yoná, como é carinhosamente conhecida na academia, é uma senhora de 85 anos que deixa muito jovem para trás. Quando criança não aprendeu a nadar e, por isso, desenvolveu um temor por qualquer atividade aquática, mas ela não imaginava quantos benefícios esse esporte poderia trazer para o dia a dia dela.
A hidroginástica era o máximo que Yoná conseguia fazer devido à fobia que tinha. Porém, o sonho de aprender a nadar nunca deixou de existir. Um dia, depois de tanto observar as aulas de natação da professora Lidiane Silva, na BT General Urquiza, no Rio de Janeiro, ela tomou a iniciativa de se aventurar e escolheu mergulhar de vez nessa onda nova.
“Estou muito entusiasmada com a natação! Eu me cobro muito pra melhorar cada vez mais e minha professora também é muito maravilhosa, compreensiva e me estimula demais. Estou adorando!”, comemora dona Yoná.
Para fortalecer, alongar e melhorar ainda mais seus resultados na piscina, Yoná está fazendo exercícios na musculação semanalmente também com o apoio de Lidiane.

As aulas iniciaram em janeiro de 2019 com certa dificuldade e tensão por parte da senhora, mas ela já virou motivo de orgulho para Lidiane. A autonomia e a autocobrança de Yoná a fazem evoluir muito bem desde que começou e isso inspira muitas pessoas dentro da academia.
“Achei muito interessante a iniciativa dela, porque muita gente me questionava por pensar não ser possível começar tão tarde. Fico muito emocionada, de verdade, quando vejo o progresso dela nas nossas aulas. Quando a vi dando as primeiras braçadas, nossa…”, conta a professora com a voz embargada de emoção.
A idade não é um fator limitante para descobrir novos prazeres e mudar o estilo de vida. A natação apresenta resultados diretos na saúde física, mental e social. Segundo Paula Toyanski, Gerente Nacional de Atividades Acqua e Kids da Bodytech, o esporte é considerado um pacote completo de benefícios. A água exerce uma resistência 700 vezes maior que o ar e realiza uma pressão no corpo de todos os lados, o que auxilia no fortalecimento muscular, aprimoramento do equilíbrio corporal e diminuição do risco de queda na terceira idade causado pela fraqueza nos músculos e ossos.
Paula ainda reforça que as atividades na piscina são importantes para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e reduzir, claramente, a possibilidade de problemas pulmonares e cardíacos tão presentes nessa faixa etária. Além disso, a água aquecida tem uma relação importante de relaxamento que aviva a memória afetiva, pois relembra o primeiro ambiente de onde saímos: o útero materno.
Isso sem contar o aumento na confiança e autoestima de quem, a cada dia mais, supera barreiras, descobre potências, faz amizades e conquista novas habilidades. Um esporte repleto de vantagens que, se você ainda não experimentou, pode aproveitar o exemplo da Dona Yoná, porque sempre é tempo de começar.