*Por Andreia Barros, nutricionista consultora Bodytech Barra – Península O2 (Rio de Janeiro)
A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções, um verdadeiro furacão interno. O que ocorre é uma queda na produção de serotonina, um neurotransmissor que controla sono, humor e bem-estar. Além disso, há uma queda de glicose, resultando em falta de energia e desânimo. Há, também, um aumento do cortisol, em resposta à ansiedade, e queda de nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos.
Confira os alimentos que vão ajudar no bom funcionamento do Sistema Nervoso Central e, com isso, aumentar a sensação de bem-estar:
– Frutas cítricas: fontes de Vitamina C, o que diminui a secreção do cortisol
– Leite, queijo, banana, amêndoas, abacate, ovos, aveia, sementes de abóbora e girassol, carnes e peixes: o aminoácido triptofano é convertido em 5-HTP que, por sua vez, dá origem à serotonina
– Chocolate amargo sem açúcar: rico em flavonóides, é um excelente antioxidante que favorece a produção de serotonina
– Espinafre: o acido fólico presente nesse vegetal é um antidepressivo natural e um ótimo antioxidante para o cérebro.
– Maracujá: tem efeitos calmantes, ótimo para relaxar e dormir
– Linhaça: rica em ômega 3, ajuda na regulação dos neurotransmissores. Além disso, melhora não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão
-Arroz integral: ótima fonte de energia, regula a produção de serotonina e melatonina (melhora do humor e sono)
– Castanhas, nozes e amêndoas: ótimas fontes de selênio, um nutriente importante para a atividade cerebral, antioxidante e bom humor.