*Por Leonardo Cabral, coordenador nacional de musculação Bodytech

Hoje, dia 20 de Outubro, é o Dia Mundial da Osteoporose, uma data para lembrar a todos que é preciso prevenir essa doença, que leva à diminuição da massa óssea do indivíduo, tornando os ossos mais frágeis e, assim, aumentando a ocorrência de fraturas.

O maior problema desse mal é que ele é “silencioso”, ou seja, seu diagnóstico acontece após o surgimento de uma fratura.

Muito comumente associada às mulheres, a osteoporose é uma doença que vem acometendo cada vez mais os homens, e a Fundação Internacional de Osteoporose publicou hoje uma pesquisa demonstrando que 90% deles não têm consciência de que a osteoporose também é uma doença “masculina”.

O grande foco da campanha da fundação (chamada de #LoveYourBones, em português, #AmeSeusOssos) é, portanto, conscientizar a população masculina da importância de se preocupar com os cuidados na prevenção do surgimento da enfermidade.

Segundo a pesquisa, a partir dos 50 anos, um em cada cinco homens sofrerão ao menos uma fratura no restante da sua vida.

Ainda de acordo com o estudo, o risco de um homem ter uma fratura do quadril é 27% maior do que desenvolver um câncer de próstata. Além disso, no primeiro ano após a fratura do quadril, a taxa de mortalidade é 37% maior nos homens do que nas mulheres.

Até 2050, haverá um envelhecimento significativo da população mundial, aumentando ainda mais o risco da prevalência dessa doença.

Por isso, o check-up médico regular, associado a uma boa alimentação (dieta rica em Vitamina D e em cálcio) e à prática constante de exercício físico, ajudará bastante a prevenir e tratar a doença.

Treinos de musculação e aeróbicos, como a caminhada, assim como exercícios de equilíbrio são importantes não só no combate da osteoporose, mas também na diminuição do risco de quedas.