*Por Gabriel Alvarenga, nutricionista consultor Bodytech (Rio de Janeiro e Brasília)

Quem acompanha a Bodytech já sabe: a alimentação é parte importantíssima do treinamento, afetando diretamente o desempenho atlético e seus resultados.

É necessário, portanto, diversificar a ingestão de nutrientes e, para isso, trazemos alguns alimentos que costumam ser subestimados (e até esquecidos) em muitas dietas:

Ostras – Contêm zinco, que tem participação importante na produção hormonal, imprescindível para quem faz musculação, já que afeta os níveis de testosterona no organismo.

Iogurte grego – É feito a partir da retirada do excesso de soro e de carboidratos do iogurte comum. Esse processo resulta numa maior concentração de caseína no iogurte, proteína de digestão lenta que libera aminoácidos no sangue de forma controlada.

Aveia e granola (esta última, de preferência, sem açúcar) – Excelente fonte de fibras, a aveia promove a limpeza do trato intestinal, e seus carboidratos complexos são garantia de energia para as atividades. Por ser de digestão lenta (e por isso mesmo que gera saciedade), devem ser consumidas no café da manhã e/ou nos lanches do meio da tarde, com frutas e/ou iogurtes.

Beterraba – Crua ou como suco, a beterraba aumenta no organismo a presença de óxido nítrico, responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos, que carregarão mais sangue, oxigênio e nutrientes para os músculos – essencial para o aumento da performance atlética e recuperação muscular.

Jabuticaba – apesar de as frutas vermelhas importadas (mirtilo, framboesa, amora etc.) terem fama de cardioprotetoras em função de seus flavonoides/antocianinas, sabe-se hoje que uma das mais “poderosas” frutas vermelhas é a nossa jabuticaba. Estamos na época agora, aproveite. É boa e barata!

Lembre-se sempre de consultar um nutricionista para incluir esses alimentos na sua dieta e aproveitar os seus benefícios!