Hoje, dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Para comentar sobre o tema e explicar como é importante manter uma boa alimentação, para garantir uma vida mais saudável, conversamos com a Nutricionista, Luna Azevedo, a respeito dos alimentos que não ajudam a alcançar esse objetivo.

Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber!

Por que é tão importante manter uma boa alimentação?

Uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, entre outros, ajudam a manter o nosso corpo nutrido, nos fazendo permanecer saudáveis e saciados. “São nas comidas minimamente processadas onde encontraremos os macros e, sobretudo, os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) que viabilizam o pleno funcionamento das reações químicas, as quais ocorrem no nosso corpo”, comenta Luna Azevedo.

Além disso, a nutricionista informa que quando comemos bem temos mais disposição e força para as tarefas do dia a dia: “não se trata apenas de prevenir doenças, mas também de promover a saúde. É nítida a diferença, para melhor, que uma boa alimentação nos proporciona em diversos aspectos”. 

Alimentos que não ajudam a manter uma boa alimentação 

Para manter uma boa alimentação, a nutricionista alerta que é necessário priorizar os alimentos de verdade, como arroz, feijão, salada, legumes, verduras e outros. Já os alimentos que não ajudam são, em geral, os ultraprocessados e industrializados, cheios de farinha e açúcar refinado, sódio, corantes, realçadores de sabor e outros componentes artificiais. 

Luna ainda fala que a carne vermelha também não deve ser consumida demasiadamente: “já se sabe que, em excesso, elas estão associadas ao surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, ou de câncer de intestino. O consumo recomendado é de até 500 gramas de carne cozida por semana”.

A profissional ainda dá uma dica valiosa: “se tiver que desembalar algo para comer, repense. Fuja de pacotinhos, de temperos prontos, carnes embutidas e afins. É preciso criar o hábito de ler rótulos”. 

Dicas para a manter um corpo mais saudável 

A água é fundamental para manter o corpo funcionando na sua melhor capacidade “Precisamos andar com uma garrafinha para lembrar de se hidratar, não apenas quando sentimos sede. E a sede é um dos sinais da desidratação, não devemos esperar que ela apareça”, salienta Luna Azevedo.

E isso é importante porque, de acordo com a nutricionista, é muito comum confundir a sensação de sentir sede com a fome: “logo, pessoas que bebem pouca água tendem a comer mais”. Além disso, as atividades físicas também possuem sua importância na hora de manter uma boa saúde. “Cuidar do corpo nos faz sentir vontade de comer melhor, assim como comer bem nos dá ânimo para treinar. Uma coisa puxa a outra, sabe?”, esclarece Azevedo.

Ademais, as questões mentais também fazem diferença na hora de tentar manter a saúde, tanto física quanto mental, em dia. “Aprenda a lidar melhor com suas emoções para não confundir fome com vontade de comer. Quando comemos emocionalmente, acabamos buscando por muito sabor, alimentos gordurosos e açucarados, na tentativa de nos confortar por meio do paladar”, comenta a nutricionista.

Para isso, a profissional indica que “faça terapia ou, então, tire um tempo para si, o que não deixa de ser terapêutico. Medite, aprecie uma paisagem, converse com alguém que você ama. Tudo isso está mais conectado à alimentação mais do que se imagina”, finaliza.