*Por Frango com Batata Doce

Nós dois, apesar de termos objetivos divergentes, sempre buscamos uma coisa em comum: a manutenção da massa magra. Não é novidade para ninguém que o tão almejado corpo desenhado e sequinho requer muito esforço e dedicação para ser conquistado, mas isso não necessariamente significa fazer um grande sacrifício.

Algumas pessoas ainda acreditam que dietas muito restritivas, pobres em calorias, são o caminho para se alcançar determinados objetivos. Mas na prática de qualquer atividade física nossos músculos têm um papel fundamental e precisamos alimentá-los para que cresçam ou nos deem suporte para o treino que queremos fazer.

Por isso, fizemos uma lista com os nossos 6 alimentos essenciais para o ganho de massa muscular magra. Uma seleção daqueles que sempre estiveram presentes em nossas dietas, por recomendação do nosso nutricionista, não importa o objetivo final. Vocês adivinham quais são?

CLARA DE OVO
A clássica clara de ovo é famosa por ser rica em proteínas, principalmente a albumina. Quase não apresenta gordura e possui mais de 80% da sua composição como água.

CARNE VERMELHA MAGRA
Os cortes magros de carne vermelha são uma excelente fonte de proteína, ao contrário do que muitos imaginam, pois em geral fornecem proteínas com melhor valor biológico do que o frango, ajudando na construção muscular.

OLEAGINOSAS
Esses vegetais são fontes de gorduras insaturadas e polinsaturadas que têm ação antioxidante, diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), o que evita a formação de placas de gordura no sangue.

PEITO DE FRANGO
O peito de frango é tão famoso nas dietas pelo simples fato de ser uma fonte de proteína magra, ou seja, com uma quantidade mínima de gordura e de alto valor biológico. Além disso, costuma ser mais barato do que carnes e peixes em geral.

BATATA DOCE
Não é mera coincidência que a batata doce esteja nessa lista e também seja parte do nome do nosso blog. A batata doce é uma das melhores, se não a melhor fonte de carboidrato que podemos ingerir. Nossos músculos precisam de carboidrato para terem energia, se recuperarem e, consequentemente, crescerem e se fortificarem. Ela é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que esse carboidrato será digerido de forma mais lenta, liberando a glicose aos poucos na corrente sanguínea, sem gerar um pico de insulina no sangue (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).

VEGETAIS VERDES
Nossos pais tinham razão, vegetais são essenciais para uma alimentação saudável. Existem diversas opções, mas os verdes são os fundamentais. Desde alface, rúcula e espinafre a brócolis e aspargos, eles são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, além de serem excelentes fontes de fibras. Na hora de comprá-los, lembrem sempre de escolher os com o verde mais ‘vivo’, nunca os esbranquiçados.