*Jessica Leite, nutricionista consultora Bodytech

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, você deve ficar muito atento ao que consome diariamente. Ganhar massa magra não é tão fácil, porém com uma alimentação certa você conseguirá sem mistério algum. Os alimentos ricos em proteínas ajudam na formação dos músculos, e os ricos em carboidratos são essenciais para o ganho de massa magra, pois, além de abastecerem os músculos, darão mais condições de a musculatura aumentar.

O pré e o pós-treino são indispensáveis para os praticantes de musculação, pois nessas horas você irá dar e repor energia ao seu corpo, o que ajudará a ganhar musculatura muito mais rapidamente. Os carboidratos e as proteínas vão ajudar também na queima acelerada de gordura.

Alimentos fonte de proteínas:

1. Carne magra: oferece nutrientes essenciais como o ferro, zinco e as vitaminas do complexo B, além de um elevado nível de aminoácidos que, com a ajuda da insulina, promove o crescimento muscular.

2. Queijos brancos: para uma boa musculatura, alguns nutrientes como o cálcio são importantes. O queijo cottage, por exemplo, possui caseína que é uma proteína de lenta absorção, ótimo para manutenção muscular.

3. Ovo: é considerado o alimento mais completo seguido do leite materno. Ele é facilmente absorvido pelo organismo.

4. Leguminosas: o feijão, lentilha e grão de bico possuem um aminoácido essencial chamado Lisina, que previne câncer e doenças degenerativas.

Alimentos fonte de carboidrato:

1. Cereais integrais: além de fornecerem mais nutrientes do que os cereais refinados, podem aumentar o hormônio do crescimento, o que favorece o crescimento muscular.

2. Batata doce: tem baixo índice glicêmico, ou seja, libera energia lentamente fazendo com que você não perca o estímulo para o treino rapidamente.

3. Aveia: também é um carboidrato de baixo índice glicêmico, pelo seu aporte de fibras aumenta a saciedade e ajuda a evitar a perda de massa magra.

Não tem segredos: para emagrecer e ganhar massa muscular é preciso uma alimentação balanceada. Não adianta fazer vários exercícios, pegando muito pesado se sua alimentação não mudar. E é possível ganhar massa magra sem o auxílio de suplementos. A orientação de um nutricionista é essencial para qualquer foco em relação a alimentação. Faça algumas mudanças e você conseguirá ver resultados em breve.