Alimentação saudável para evitar inflamações no corpo

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Alimentação saudável para evitar inflamações no corpo

Buscar um estilo de vida mais saudável não é só para ter uma barriga tanquinho. Ter mais atenção ao que come e praticar exercícios físicos regularmente é, acima de tudo, cuidar da saúde para evitar inflamações no corpo. 

Sabia que uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis pode ajudar a proteger o corpo contra a inflamação sistêmica? Você entende o bem que faz ter essa variedade de nutrientes na alimentação diária, mas o que seria a “inflamação sistêmica”? 

De acordo com Simone Henriques, nutricionista da Clínica Leger e pós-graduada em Nutrição, Metabolismo e Exercício Físico, essa inflamação ocorre de forma generalizada através da liberação de substâncias inflamatórias no organismo. Esse movimento gera o comprometimento de vários órgãos como intestinos, cérebro, coração, articulações e o sistema imunológico também. 

“Vários estudos científicos indicam que a inflamação cerebral pode provocar Alzheimer e doenças neurodegenerativas, por exemplo. No coração, a alimentação inflamatória causa entupimento dos vasos sanguíneos e, na pele, o maior órgão do nosso corpo, as celulites”, pontua.  

Cuidar da celulite vai além da estética

Alimentos processados como carboidratos refinados, refrigerantes, gorduras trans e carnes vermelhas podem promover a inflamação crônica. Segundo Roberto Chacur, cirurgião e especialista no combate às celulites, ter uma alimentação balanceada auxilia na redução do acúmulo de gordura corporal e ameniza a pressão subcutânea.

“Dessa maneira, é possível melhorar a circulação de micro e macro nutrientes, diminuir a retenção hídrica, melhorar a drenagem linfática e, consequentemente, o aspecto geral da pele”, informa.

Aumentar o consumo de fibras, frutas vermelhas, oleaginosas, sementes, peixes ricos em ômega 3, vinho e água é uma estratégia para quem quer diminuir o grau das celulites e para não causar inflamações incômodas e doloridas na pele. 

Vale destacar que uma alimentação anti-inflamatória alivia e previne o cansaço excessivo, dores de cabeça, inchaços, vermelhidão, lesões em vasos sanguíneos, dores nas articulações e músculos, além de aumentar a imunidade, evitando gripes e resfriados.

Por |2020-11-23T11:33:55-03:0020/10/2020|