Todo mundo escuta e sabe que ter e manter uma alimentação saudável é extremamente importante porque é o segredo para conseguir ter longevidade com saúde. Entretanto, as pessoas que não possuem esse hábito, na hora que começam a tentar, acabam esbarrando em alguns mitos que, infelizmente, desestimulam a permanecer no caminho.
Para ajudar a quebrar os paradigmas estabelecidos sobre esse assunto e auxiliar a ter uma alimentação saudável e correta, separamos alguns dos principais mitos, que todo mundo escuta, para desmistificá-los. Confira abaixo!
Qual é a importância de ter e manter uma alimentação saudável?
A importância de manter uma alimentação saudável está atrelada ao fato de que os alimentos fornecem, ao nosso metabolismo, componentes que vão fazer com que todos os órgãos e sistemas funcionem em sua capacidade máxima. A nutricionista especializada em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos e em Sistemas de Gestão Integrados, Gisele Haiek, explica mais sobre: “se não entra combustível de qualidade (comida de verdade), ele vai começando a apresentar problemas, sofre com a desnutrição, podendo ficar mais sério”.
Todos os nutrientes que precisamos para manter uma alimentação saudável são encontrados nas frutas, verduras, raízes/tubérculos, cereais integrais, ovos, carnes em geral, sementes e oleaginosas. E Gisele reitera ainda quais são os alimentos que devem ser evitados: “suco em pó ou de caixinha, pão industrializado e requeijão cheio de aditivos ou margarina, que é química pura (um alimento que não existe, totalmente criado pela indústria de alimentos), miniatura de refrigerante, iogurtes coloridos artificialmente, bolachas recheadas com quantidades astronômicas de açúcar e gordura hidrogenada, gelatina com corantes extremamente prejudiciais à saúde e por aí vai”.
Quais são os principais mitos que todo mundo escuta sobre a alimentação saudável?
De acordo com a profissional, os mitos são prejudiciais porque eles podem servir como desculpas para não sair da inércia, transferindo a responsabilidade e a falta de atitude para uma informação que se sustenta sem grandes argumentos, além de ficar fechado para a realidade. Então, para não deixar que isso aconteça, confira abaixo alguns dos mitos mais comuns sobre a alimentação saudável.
1- Suco verde faz detox: MITO!
O fígado é quem comanda o detox do corpo, junto com os rins, pele, pulmões, sistema linfático e intestino. O suco verde pode conter ingredientes com nutrientes chaves para ativar as fases de detox, por isso é rotineiramente associado a ele, mas não podemos afirmar que ele é o responsável.
2- Arroz integral precisa estar presente na dieta porque é muito superior ao branco: MITO!
Em 100g de arroz integral temos menos de 1g a mais de fibras, que podem facilmente serem compensadas com outros alimentos saudáveis ao longo do dia. Temos mais nutrientes, já que estamos falando do arroz na versão integral, mas isso não é tão significativo a ponto das pessoas travarem e darem desculpa de não comerem saudável porque teriam que trocar o arroz.
3- Para ter uma alimentação saudável precisa comer de 3 em 3h: MITO!
Não precisamos comer de 3h em 3h, exceto em situações muito pontuais e recomendadas. Isso não é determinante para manter uma alimentação saudável.
4- Pão de forma integral é melhor que o branco: MITO!
Nas versões industrializadas, o que vemos é, muitas vezes, a própria farinha de trigo vindo como primeiro ingrediente da lista, indicando que há maior quantidade dela do que da integral, quando não. No pão integral há adição de diversos aditivos químicos para melhorar textura, sabor e tornar a versão mais “perto” do branco, inclusive adicionam ainda mais “glúten”, uma proteína vegetal de difícil digestão.
5- Comer maçã dá mais fome: MITO!
Se você sente um buraco no estômago quando come maçã, pode ser porque você tem um supercrescimento de fungos no intestino e que precisa ser tratado! A maçã contém arabinose, um açúcar que o fungo digere rapidamente e te traz fome. Você precisa de um nutricionista funcional para ajudar a tratar a causa.
6- Se não tomar leite, vai faltar cálcio: MITO!
Se isso fosse verdade, quem sofre com sensibilidade ou alergia estava perdido, já que o cálcio é um dos minerais mais essenciais e importantes para a nossa saúde. As fontes de cálcio com melhor absorção pelo organismo são as leguminosas, sementes e temos também o mineral presente em oleaginosas, vegetais verde escuros e peixes como a sardinha, por exemplo.
O que fazer para não cair nesses mitos? Quais fontes de informação devem ser procuradas?
A nutricionista informa que é importante buscar informações direto da fonte, como os portais científicos, profissionais de confiança além de “questionar as informações que recebe, buscando livros e conversando com pessoas que praticam o estilo de vida saudável e equilibrado, pois poderão dar relatos de sua experiência e informações valiosas”, comenta Gisele.
Ela ainda ressalta que o que importa é comer comidas mais naturais possíveis, dentro do seu contexto de vida: “Não é cortar tudo que é industrializado, mas também não precisa viver a base deles”. Gisele também alerta que não devemos nos acostumar com os sintomas “pois eles são um alerta que nosso corpo nos dá de que algo não está bem”.