A alimentação ocupa um papel de extrema importância na busca de uma vida saudável. Comer a coisa certa, na hora certa, nos ajuda a alcançar nossos objetivos mais rapidamente. Pra que você saiba um pouco mais sobre esse processo, Camila Benassi, nutricionista da clínica Bodyhealth e da Rede Bodytech , fala um pouco mais sobre o papel da alimentação antes e depois dos nossos treinos:
Alimentação Pré-treino
A refeição pré-treino tem como objetivo fazer com que o praticante não se sinta fadigado e tenha um bom desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos a sugestão é investir em alimentos que são fontes de carboidratos, mas não qualquer carboidrato. Os carboidratos simples devem ser evitados, afinal são digeridos rapidamente. Quando a digestão é acelerada, os níveis de açúcar sobem e podem ocasionar picos seguidos de queda de energia no organismo, podendo dar tontura durante o treino. Os alimentos que contêm carboidratos simples são os refinados, como pão branco, bolachas recheadas, mel e açúcares. A dica é consumir carboidratos complexos, pois eles tem lenta absorção, evitando a queda dos níveis de açúcar no sangue. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce.
Alimentação Pós-treino
Para que a recuperação seja rápida, a refeição pós-treino é uma das mais importantes do dia. A intenção é repor os estoques de glicogênio esgotados durante a atividade e fornecer substratos para que as fibras musculares sejam reconstruídas. Muitas pessoas acham que o crescimento muscular ocorre durante o treino, mas na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso e alimentação (anabolismo). Quando a refeição é feita logo após o término do exercício, há uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese proteica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas).