*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

Se você está treinando para correr uma maratona que deve acontecer em algumas semanas ou meses, saiba que existe um truque que ajuda a “prever” o tempo de conclusão dela, correndo tiros de 800 metros.

Sim, isso mesmo. Um jornalista-corredor americano chamado Bart Yasso desenvolveu um método que nos oferece uma estimativa de tempo de conclusão da sua próxima maratona baseado no tempo que você leva para correr 800 metros.

Quando faltar mais ou menos 1 mês para sua prova, você deve fazer um treino de tiros, correndo 10 tiros de 800m. Entre os tiros, descanse trotando ou caminhando durante o mesmo intervalo de tempo (correu 800 metros em 4 minutos? Então, descanse 4 minutos antes do próximo tiro). Como em qualquer treino de tiro, é importante correr os 10 trechos rápidos na mesma velocidade ou muito próxima (ou seja, não vale dar tudo nos primeiros tiros e depois se arrastar nos seguintes).

Assim, o tempo médio que você levar para fazer os 800m em minutos e segundos é o mesmo tempo que você deve levar para fazer a maratona, em horas e minutos. Por exemplo: correu 800 metros em 3m50s? Logo, seu tempo previsto para a maratona é 3h50m. Fez os tiros em 4m30s? Seu tempo estimado de maratona é 4h30m. E por aí vai.

A lógica funciona para qualquer duração de treino, seja para os corredores mais lentos ou para os mais rápidos. Parece estranho, mas, na verdade, ele apenas usou um pouco de matemática para chegar nesse índice revelador.

Se você divide um tempo em horas e minutos (3h40m, por exemplo) por um tempo com os mesmos números em minutos e segundos (3m40s, neste caso), você vê que um é 60 vezes maior que o outro. Isso vale para qualquer tempo.

Já a distância da maratona (42,2km) é quase 53 vezes maior que um trecho de 800 metros. Então, o método do Bart Yasso parte da premissa que, para correr uma distância 53 vezes maior, você vai levar um tempo 60 vezes maior.

O que faz sentido: sua velocidade correndo a maratona vai ser menor do que correndo 800m. A grande sacada foi achar uma relação entre distâncias em que não precisa fazer conta: o seu tempo nos 800m (em minutos e segundos) é o seu tempo na maratona (em horas e minutos).

Obviamente, esse método parte do princípio que você já está se preparando apropriadamente para uma maratona, com treinos longos, de resistência etc. Ou seja, não basta ser um excelente corredor de 800m. Além disso, parte da premissa que outros fatores, como temperatura, altimetria do percurso etc. são iguais no treino e na prova.

Quando eu fiz esse teste, em duas das maratonas que corri, percebi que o tempo da maratona ficou uns 10 minutos acima do previsto. Na internet li relatos de pessoas que cravaram o tempo e outras que, como eu, fizeram maratonas um pouco mais lentas que o previsto.

O método não é infalível, como nada é quando falamos de esportes: o rendimento de um corredor em um dado dia depende de inúmeros fatores fisiológicos, psicológicos, ambientais etc. Mas pode ser um bom indicador para ter uma ideia de quanto deve ser o tempo da próxima prova.

E você, já conhecia esse teste? Se já usou, funcionou com você?

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já completou 4 Maratonas, 10 Meias e outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a revista “Contra-Relógio” e  para o blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram em @rodrigo21fev79