O Acqua Play é uma plataforma online, exclusiva da Bodytech, que possui treinos ( intermediários e avançados) diferentes de natação todos os dias, para você fazer em horários de nado livre nas academias ou em qualquer piscina. Confira abaixo mais sobre o tema e qual é a importância da natação para a saúde.

A importância da prática da natação

A natação é considerada uma das atividades físicas mais completas porque gera movimentação de grandes partes dos músculos e articulações do corpo. A prática ajuda no ganho de força muscular, na perda de peso, reforça os sistemas cardiovasculares e respiratórios, reduz o risco de desenvolver doenças crônicas e diminui as dores articulares.

De acordo com o Master Trainer do Acqua Play, Thiago Ferreira, “a natação é um tipo de exercício físico que impacta positivamente nossa aptidão aeróbia e nossa condição muscular, o que vai promover saúde integral (corpo e mente) e uma ‘barreira’ contra ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como: diabetes, hipertensão, dislipidemia, entre outras”.

Como funciona o Acqua Play?

Com o intuito de oferecer todos esses benefícios que a natação proporciona a qualquer momento para os clientes que desejarem, a BT desenvolveu uma plataforma de treinamentos online de natação, o Acqua Play. Todos os clientes que tiverem o plano com “+ Natação” terão a possibilidade de usar a plataforma nas academias. 

O Acqua Play disponibiliza dois treinos diferentes todos os dias, com exercícios em vídeo, treinos com prescrição coerente, eficaz e dinâmica, para todos os níveis de condicionamento físico, podendo ser acessado offline, após o download do treino. “O objetivo é democratizar e incentivar a prática da natação através de um instrumento de fácil acesso, leitura e aplicabilidade, afinal o praticante poderá se manter ativo dentro da complexidade do seu dia a dia”, afirma Thiago Ferreira. 

Esse serviço foi desenvolvido para os alunos que têm certa autonomia em relação à prática de treinos de natação, maiores de 12 anos e adultos. “Em função dos inúmeros compromissos pessoais e de trabalho dos alunos, o Acqua Play vem para trazer facilidade de acesso em qualquer lugar que o praticante esteja, através de uma linguagem simples, didática e aplicável”, conclui o Master Trainer.

Quais são as intensidades do Acqua Play?

Os treinos do Acqua Play podem ser feitos nos níveis intermediário e avançado, considerando as seguintes intensidades: 

  • A0: intensidade muito baixa, utilizada no aquecimento ou no regenerativo. 
  • A1: séries em baixa intensidade no qual o cansaço deve acontecer pela distância nadada. Excelente para a melhora da aptidão aeróbia. 
  • A2: treino em intensidade moderada no qual o cansaço deve acontecer pela intensidade ao longo da distância nadada. Indicada para o desenvolvimento da resistência aeróbia. 
  • A3: nesta série, o cansaço se dá pela própria intensidade nadada. Trabalha a potência aeróbia. 
  • AN: séries nadadas no máximo da intensidade. Em função disso, o intervalo entre repetições deve ser maior do que as séries aeróbias. Desenvolve a resistência anaeróbia.
  • AA: treino realizado no máximo da intensidade, porém em curtas distâncias de, no máximo, 10 segundos. O objetivo é melhorar a velocidade do nado através da frequência alta de braçadas e pernadas.

A gerente nacional Acqua e Kids da Bodytech, Paula Toyansk, conta que o projeto tem o intuito de oferecer ao a aluno atividades que ele realmente goste e precise: “a possibilidade que temos de entregar a qualidade da nossa prescrição e orientação da natação com coerência, de uma forma eficaz e dinâmica, para que os usuários possam nadar no horário, local e momento que quiserem. Eles terão o nosso cuidado mesmo não estando presencialmente em uma unidade Bodytech”.