No próximo dia 13 de Outubro, em Roma, acontecerá o Granfondo Roma, uma prova muito tradicional que acontece anualmente. Ela consiste em dois percursos: 107 km e 165 km, sendo o primeiro com um desnível de 1.665 m e o segundo com 2.479 m – indicando trechos com inclinações incríveis. Teremos o Coliseu como linha de largada e chegada, e o percurso passa por cenários simplesmente fantásticos ao redor de Roma.
Essa prova é ainda mais especial para nós, já que nosso master trainer de Indoor Cycle, Fabricio Lino, irá participar pela primeira vez dessa aventura, junto com outros 13 brasileiros de sua equipe (8 deles são alunos Bodytech). Todos os membros farão o percurso maior (165km). Existe uma grande expectativa, pois a organização local prometeu um pódio para o primeiro brasileiro que cruzar a linha de chegada.
Confira o depoimento do nosso master trainer sobre sua preparação: “Há 6 meses começamos os treinamentos para esta prova. Para a maioria dos ciclistas brasileiros, em especial alguns alunos da BT, a rotina de treinos inclui pedaladas de 1h30min a 2 horas 2x/semana e treinos mais longos aos sábados e domingos (3 a 4 horas), geralmente com 100km de distância, percorridos em velocidade média de 36 km/h ou mais. Alguns ainda fazem treinamento resistido (membros inferiores, membros superiores e ‘core’) para manter a musculatura forte e suportar a rotina de treinos e a competição. Aulas de Indoor Cycle fazem parte da rotina daqueles que não dispõem de tanto tempo para sair de casa e girar na rua. Alguns chegam a fazer duas aulas seguidas, aumentando assim o volume e tempo de treino sobre a bicicleta. A rotina de treinos inclui fazer subidas sucessivamente. Aqui em Brasília, temos as tradicionais subidas “8%” , “QI 23”, “Colorado”, e todas elas estão presentes semanalmente nos treinos. Alguns ciclistas chegam a fazer 8 a 10 vezes estas subidas como forma de treinamento.
Eu, como um dos organizadores do grupo aqui do Brasil, irei para Roma no dia 5 para certificar que tudo estará dentro do esperado para a chegada dos ciclistas, que terão total suporte: traslado do aeroporto para o hotel, quartos super confortáveis (Mancini Park Hotel), guias, treinos e todas as refeições inclusas no pacote.”
A maior parte do grupo sairá de Brasília no dia 8 de outubro, com destino a Roma, onde terão dias de treinamento pela região com direito a guias ciclísticos (ex-profissionais de ciclismo), que os levarão por trechos da prova para um breve reconhecimento.
E aí, quem vai ficar na torcida pelo nossos brasileiros?