*Por Alyne Alonso, Instrutora de Ballet Bodytech – Érico Veríssimo (RJ)
O Ballet Clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. Dançar não só é divertido, como também é muito favorável ao bem-estar físico e emocional dos pequenos. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.
A prática favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Ela une a técnica, a música e a atuação nos movimentos, habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e vivências. Também exige disciplina e ritmo. Em suma, com o Ballet, as crianças podem desfrutar de benefícios como:
– melhoria na coordenação motora;
– aumento na concentração;
– noções de espaço e de localização;
– aumento na flexibilidade;
– mais resistência corporal;
– melhora na postura;
– estímulo do desenvolvimento intelectual;
– ajuda na expressão e memória;
– aumento na autoestima;
– ajuda para fazer amigos;
– melhoria do equilíbrio e dos reflexos.
Em muitas academias Bodytech, as aulas de Ballet são ministradas tanto para as crianças menores (3 a 6 anos) quanto para as maiores (7 a 10 anos). Na primeira turma, o principal objetivo é divertir e estimular a imaginação da criança. As bailarinas brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo. E também aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Naquela fase, a criança aprende a ser mais independente, a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais e a reconhecer as suas capacidades.
Para as crianças maiores, o Ballet exige mais disciplina, musicalidade e domínio do corpo. Por meio de uma sequência de exercícios, as aulas seguem movimentos básicos com exercícios de barra e de centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e a coordenação motora.
É muito importante que os pais não obriguem nem pressionem a criança a fazer Ballet. Ela deve curtir e sentir prazer com a prática da atividade. Isso porque o Ballet Clássico também possui os movimentos básicos de qualquer outra atividade física, como saltar, esticar, dobrar, elevar, girar, deslizar, lançar-se e pular… tudo para que a criança cresça cada vez mais saudável!