A importância dos exercícios educativos na natação

//A importância dos exercícios educativos na natação

A importância dos exercícios educativos na natação

Se você participou de uma aula de natação, provavelmente o professor já te passou uma série de educativos. Este termo representa a série de exercícios que têm como objetivo a aprendizagem ou o aperfeiçoamento de um determinado movimento ou conjunto de movimentos que fazem parte dos nados competitivos.

Os educativos são extremamente importantes e devem ser feitos todos os dias do seu treinamento. Selecionamos sete observações sobre a aplicação desses exercícios que podem te ajudar durante os treinos na BT ou quando você estiver nadando sozinho.

1) Os educativos podem ser propostos pelos professores no início ou no final da sua sessão de treinamento. Quando eles são feitos no início, eles auxiliam na aprendizagem e no aperfeiçoamento de um movimento. Quando eles são feitos no final, o objetivo é a consolidação desse movimento, ou seja, é reforçar um movimento que você já sabe.

2) Os educativos são direcionados de maneira individual aos alunos, visando atender as necessidades de cada um. Por isso, neste momento da aula, aproveite para focar 100% no movimento que lhe foi proposto, sem se preocupar se os demais clientes estão nadando a sua frente.

3) Eles podem ser feitos de maneira lenta ou em velocidade progressiva, dependendo do objetivo que o professor quer alcançar com você.

4) Além de ajudar no aperfeiçoamento dos nados, os educativos podem ter objetivos mais sinestésicos, como por exemplo, nadar crawl com os dedos afastados. Isso contribui para que você tenha mais sensibilidade e noção do seu corpo na água, além de auxiliar na execução de movimentos mais efetivos.

5) Durante a realização desse tipo de exercício, o professor pode explorar com você uma infinidade de materiais, como, por exemplo: nadadeiras específicas para os nados, palmares de diferentes tamanhos e tipos, snorkel frontal, entre outros.

6) Após uma série de Educativos, o ideal é que você realize o nado completo como exercício de fixação.

7) Quando você estiver nadando sozinho, cuidado com os “deseducativos”! Educativos executados sem objetivo específico e exageradamente podem levar ao prejuízo de um ou de mais fatores técnicos. Exemplo: nadar costas com braçada dupla é um excelente educativo para melhorar a fase submersa da braçada, porém, feito de maneira exagerada, pode prejudicar o rolamento de tronco ao nadar completo.

Boas braçadas!

Por |2019-11-04T17:25:22-02:0030/10/2019|