*Por Evaldo Júnior, Master Trainer Bodytech.

Mesmo parecendo uma questão trivial, ter uma noite de sono reparadora é essencial para o bom desempenho atlético, independentemente do seu objetivo: ganho de massa muscular ou perda de gordura.

Para quem busca o emagrecimento, a privação do sono diminui os níveis de leptina — hormônio que controla o apetite e a massa corporal — e aumenta os de grelina e orexina — hormônios ligados à fome, sono e ao metabolismo — o que pode levar o indivíduo a sentir mais fome. Também aumenta os níveis de cortisol, o que causa um acúmulo da gordura visceral; a que envolve os órgãos e é a mais perigosa.

Para aqueles que buscam a hipertrofia, a privação do sono diminui os níveis de força e o foco por conta dos baixos níveis de alguns hormônios, como a testosterona, o hormônio do crescimento (HGH) e a insulina.

Não devemos esquecer também que é durante o sono que as fibras musculares se recuperam dos danos sofridos durante as sessões de musculação. Capriche nos treinamentos, mas não deixe de dar atenção ao seu descanso.