Hoje, dia 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Brincar com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar na infância. Você já parou para pensar na importância do brincar? Aquelas brincadeiras clássicas como amarelinha, pega-pega, pular corda, vivo ou morto, pracinha com balanços e gangorras, queimado e muitas outras. Quando criança quem vivenciou toda essa magia sabe o quanto é necessário ter esses momentos e como influencia positivamente no aprendizado social que cada brincadeira proporciona.

Propor atividades novas e diferentes, além de ser uma forma de trazer alegria e mobilidade para os pequenos, é também uma oportunidade de aproximar a família. Jogos eletrônicos, programas de TV e vídeos da internet podem ter seu espaço na rotina mas, em excesso, estimulam tendências sedentárias já na infância. Por isso, é fundamental que os adultos apresentem brincadeiras que ativem o corpo e contribuam com o desenvolvimento motor e mental dos bebês e crianças.

O brincar para uma criança 

Brincar é se exercitar de uma maneira prazerosa, é trabalhar diversos aspectos motores e sociais simultaneamente, fatores que são fundamentais no desenvolvimento e na formação desse indivíduo na infância até a sua fase adulta. Segundo José Leonardo Neves, professor kids da unidade Bodytech Nazaré, brincar envolve atividade física, que é essencial para o desenvolvimento dos músculos, da função cerebral e das habilidades motoras das crianças. Ele ainda ressalta que: “correr, pular, subir, lançar e pegar objetos durante o brincar ajuda, dentre outros aspectos, a fortalecer o corpo e a melhorar a coordenação motora”. As inúmeras brincadeiras permitem que as crianças se expressem e processem suas emoções. Os pequenos e pequenas podem representar situações, experimentar e validar hipóteses. “O brincar normalmente está atrelado ao prazer, e por isso torna-se simplesmente a forma mais divertida de aprender!” finaliza José.

Incentivo da família é fundamental

Estimular o gosto pelo brincar ajuda as crianças a não caírem no sedentarismo. Jogos, brincadeiras e desafios serão sempre estimulantes para que os pequenos mantenham uma infância ativa. E para que as crianças cresçam de forma saudável o estímulo e apoio dos pais é fundamental. Com isso, um ponto muito importante, segundo Leonardo, é dosar o tempo de tela que todos os integrantes da família passam ao longo do dia. “Responsáveis e irmãos mais velhos servem como modelo para a aquisição de hábitos e rotinas das crianças pequenas” explica o professor da Bodytech Nazaré. Entendendo a importância da família no brincar seguem algumas dicas de como incentivar as crianças:

– Participe do brincar junto com a criança;

– Proporcione tempo e espaço adequado para brincar;

– Reserve um tempo regular em que a criança possa brincar livremente, sem extensões ou distrações; 

– Crie um ambiente seguro e estimulante para o brincar, com brinquedos, jogos e materiais adequados à idade dos pequenos.

Momentos lúdicos no desenvolvimento da criança 

Para deixar uma criança encantada basta fazer com que ela se sinta feliz com o que está fazendo e com o ambiente ao seu redor. Oferecer isso desde cedo, fará com que a mesma cresça com hábitos saudáveis. Na Bodytech durante as diversas atividades para bebês e crianças os professores promovem diversas brincadeiras estruturadas de acordo com a metodologia técnica. De acordo com José Leonardo, essas estratégias despertam um interesse maior de participação criativa das crianças, desafiam a resolução de problemas e facilitam a assimilação das emoções. “Esses momentos lúdicos e divertidos auxiliam no desenvolvimento integral da criança, o que será importantíssimo na formação de um adulto incrível e consciente de suas responsabilidades perante a sociedade” afirma Neves.

Nesse contexto podemos destacar as aulas de Habilidades Motoras em que os instrutores estimulam habilidades essenciais para o desenvolvimento pleno da criança. Deslocamento, locomoção, manipulação e equilíbrio são propostas através de brincadeiras, jogos, circuitos, estafetas e gincanas. Portanto, reviver essas brincadeiras e transformá-las em desafios, de forma lúdica, fazem com que as crianças conheçam melhor seu corpo, permitindo a evolução de tudo que é necessário para o desenvolvimento motor básico.