*Por Liliane Brumiller, Master Trainer Bodytech

A dança hoje é percebida muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela está voltada para o desenvolvimento global de um indivíduo. Uma criança que na escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, por exemplo, certamente terá mais facilidade para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, isso sem falar no desenvolvimento motor, coordenação, ritmo, equilíbrio e outras capacidades.

Tradicionalmente, todos os estilos de dança são atividades para serem “apresentadas e apreciadas”. No mundo contemporâneo, entretanto, esta barreira entre o artista e o público está sendo quebrada. O desafio agora é estabelecer um diálogo mais próximo entre a arte e a educação em uma mesma atividade. Isso visa proporcionar vivências de dança que articulam a criação pessoal e coletiva de movimentos, de modo a integrar a razão e o sentimento, o individual e o coletivo, a arte e a educação.

Por meio da utilização de uma metodologia específica, busca-se alcançar a qualidade física do ser humano, tema este tão discutido hoje em dia, como, por exemplo, o alto índice de obesidade. Muitas crianças não praticam atividades físicas, o que atrapalha seu desenvolvimento e pode causar vezes danos irreversíveis para sua saúde.

Conheça as principais características promovidas pela dança que ajudarão no desenvolvimento pleno da criança:

a) Concentração

São despertadas as capacidades mentais que melhoram a memória, a intuição a atenção e a observação.

b) Coordenação

Ao desenvolver o sentido cinestésico, que é o sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso e a posição dos membros, são criadas respostas motoras intencionalmente mais velozes, porque os fusos musculares tornam-se mais sensíveis, rápidos aos movimentos a serem executados, com autonomia e estabilidade psicofisiológica.

c) Resistência

É trabalhada por meio da intensidade e dinâmica dos exercícios que, por sua vez, acentuam a hipertonicidade, o alongamento, a flexibilidade e a capacidade aeróbica.

d) Alinhamento

Os músculos são exercitados de forma dinâmica e estática, e atuam contra a gravidade, sustentando cabeça, costas e pélvis, melhorando o equilíbrio e postura do corpo.

e) Disciplina

Exigência de uma disciplina diferenciada para que os objetivos e o aperfeiçoamento necessários sejam adquiridos. Cumprimento de horários, vestimentas adequadas, respeito aos professores, funcionários e colegas de trabalho e dedicação máxima fazendo com que o corpo e a mente possam trabalhar em sintonia, para que o sucesso esperado seja alcançado.

f) Autoconfiança

Descoberta do movimento como expressão criativa e participativa nos importantes momentos da vida (construção da autoestima, da consciência e harmonia corporais), vivendo o corpo de uma maneira mais satisfatória e gostando de se expressar através dele. A Dança terá um papel fundamental enquanto atividade pedagógica para despertar no aluno uma relação concreta entre sujeito-mundo, propiciando atividades geradoras de ação e compreensão. Além disso, ela reforçará a autoestima, autoimagem, autoconfiança e autoconceito.

g) Desenvolvimento de raciocínio

A Dança busca proporcionar ao aluno o desenvolvimento de uma visão mais crítica do mundo, devido à busca do belo, da figura, do sentimento, que não se resume apenas ao campo do intelecto; ao contrário, envolve o ser humano de uma maneira integral, tal como foi concebido, contribuindo de maneira decisiva para a formação de cidadãos mais críticos e participativos da sociedade em que vivem. E nisso se resume a busca de todos nós: a qualidade de vida!

Traga seu filho para vivenciar uma aula de dança!