Não adianta treinar duro se sua alimentação não é apropriada. E pela manhã, esse cuidado é ainda mais importante, já que seu corpo ainda precisa estabilizar os nutrientes após o sono. Liane Buchman, nutricionista Bodyhealth, fala sobre o tema e mostra como o café da manhã pode te ajudar a alcançar diferentes objetivos.
PARA QUEM QUER PERDER PESO
Nesse caso, você pode adequar a alimentação de acordo com a intensidade do treino. Se ele for de baixo volume e curta duração, você pode treinar em jejum ou comer uma fruta 30 minutos antes. Mas se for praticar uma corrida ou atividade aeróbica mais intensa, além da fruta você precisa ingerir uma porção de carboidratos para fornecer a energia necessária. Nesse caso, uma boa opção é a tradicional combinação de banana com aveia.
PARA QUEM QUER GANHAR MASSA MUSCULAR
Para hipertrofia, você pode seguir a mesma lógica, começando pela combinação de frutas e carboidratos. O segredo é adaptar a quantidade de acordo com o seu peso corporal. Por exemplo: um homem de 90 kg com certeza necessita de mais carboidrato do que uma pessoa de menor peso. E não existem fórmulas mágicas: você precisa consultar seu nutricionista para elaborar uma dieta balanceando sua necessidade de carboidratos, proteínas e outros nutrientes.
Em geral, uma boa dica é tomar 1 ou 2 xícaras de café preto ou chá verde meia hora antes do exercício, para estimular o seu corpo. A cafeína tem esse poder, atuando tanto no cérebro quanto no restante do corpo, otimizando a utilização de gordura corporal como fonte de energia. Esse período de 30 minutos evita o pico de insulina, mas caso a pessoa também faça um lanche cerca de 1h antes, também é recomendado uma fonte de proteínas, como iogurte desnatado ou 1 fatia de queijo branco.
Lembre-se: antes de qualquer exercício, hidratação é sempre fundamental. Por isso, beba água antes e durante os exercícos. Se o treino for intenso e você perder mais de 5% do seu peso, é crucial fazer uso de isotônicos para auxiliar a reposição de nutrientes.