A prática do futebol em alto nível exige dedicação plena e cuidados impecáveis com a nutrição. Com o devido cuidado, o corpo se adequa melhor à rotina de treinos e se torna mais resistente para enfrentar potenciais lesões.
Por isso, a dieta deve ser equilibrada, com atenção especial para os carboidratos, fundamentais como reserva energética para os 90 minutos em campo. A inclusão de alimentos como arroz, batatas e cereais na alimentação contribui para suprir esta necessidade.
As proteínas também merecem atenção especial: como nutrientes construtores, eles reparam e fortalecem músculos, aumentando a resistência e prevenindo lesões.
Você pode suprir esta necessidade consumindo alimentos como carnes, leite e feijão. Frutas, verduras e legumes suprem a necessidade de vitaminas e minerais do corpo e o uso moderado de alimentos como óleos de canola e soja fornecem uma quantidade necessária de gordura insaturada, cuja ingestão contribui para a produção hormonal e absorção de nutrientes.
Independente da intensidade do seu treino, sempre é fundamental se manter hidratado. Consuma pelo menos 12 copos de água por dia e lembre-se dos isotônicos em treinamentos onde você perde mais que 5% do peso do seu corpo.