1- O nome pilates é o sobrenome de Joseph Hubertus Pilates, criador do método. Embora ele chamasse seu método de contrologia corporal, seu trabalho acabou ficando conhecido pelo nome pilates. Joseph foi lutador e treinador de boxe, ginasta, praticava também luta greco romana e yoga.
2- O método tem a respiração como fonte principal e visa o desenvolvimento da saúde física e mental através da força muscular, resistência, flexibilidade, mobilidade articular, estabilização articular, equilíbrio, controle corporal e concentração.
3- Pilates assim como outras atividades físicas podem sim ajudar na perda de peso desde se faça uma dieta alimentar adequada para cada realidade corporal.
4 – Pilates é considerado uma excelente ferramenta para reabilitação porque trabalha o fortalecimento dos músculos estabilizadores da pelve, dos ombros, dos pés e das mãos e também aumenta a mobilidade articular da coluna vertebral.
5- De maneira geral, a maioria das pessoas que possuem problemas nos ombros é porque tem uma mão que não trabalha bem e uma escápula que não é estabilizada devidamente pelos músculos das costas. E nas aulas de Mat Pilates isso é trabalhado.
6- Uma região lombar fraca também vem acompanhada de um pé fraco, com pouca mobilidade e não manda ação muscular para as pernas, coxas e core. No Mat Pilates isso é trabalhado.
7- Mat Pilates não é alongamento, não é ballet, não é acrobacia, é trabalho de força e resistência muscular, controle corporal, mas pode ajudar o bailarino, o acrobata e melhorar o alongamento.
8- Mat Pilates corresponde a 34 exercícios criados por Joseph Hubertus Pilates e seu trabalho pode ser visto no livro escrito por ele em 1948 chamado “Return to life of body contology”. Quando em uma aula o professor usa algum acessório esta aula é de pré-pilates e tem por objetivo preparar o aluno para o Mat Pilates.
9 – Pilates é para todos, mas o nível de complexidade ou exigência de cada aula dependerá de quem estiver praticando.