6 dicas simples para você cuidar da pele

//6 dicas simples para você cuidar da pele

6 dicas simples para você cuidar da pele

Falta de tempo e de grana são alguns dos motivos mais usados para não dar a devida atenção ao cuidado com a pele. Muito mais do que uma gostosa sensação de bem-estar, cuidar da pele é uma questão de saúde também. Para você não ter mais desculpas, a dermatologista Gina Matzenbacher, da Clínica Leger, compartilha seis dicas de autocuidado caseiro que podem ajudar a tornar esse ritual mais prático. Mas lembre-se: se consultar com um especialista é importante para entender o que funciona e o que não funciona para o seu tipo de pele.

Mel e açúcar como um peeling de diamante

Segundo Gina, essa esfoliação é perfeita para estimular a circulação sanguínea, remover as células mortas, evitar pelos encravados e dar mais leveza e maciez para a derme. A junção do mel com o açúcar é indicada para quem quer mandar embora os resquícios que o organismo rejeitou, já que são grânulos que substituem esfoliantes químicos e até um peeling de diamante. A junção dos ingredientes pode ser usada no corpo todo e a dica é fazer com açúcar cristal para ter uma melhor esfoliação.

Vaselina para drenar

Quem quer fazer uma drenagem linfática caseira vale apostar na vaselina líquida ou óleos minerais. Os movimentos devem ser suaves e circulares, seguindo a cadeia linfática dos vasos. Não é uma massagem pesada e ajuda a diminuir a retenção de líquidos corporais. 

Intercale sapatos fechados e abertos

Sapatos abertos e rasteiros podem deixar o calcanhar grosso e incomodar bastante. A dica é não usar sempre esse tipo de calçado e intercalar com tênis ou sapatilhas confortáveis. Além disso, a dermatologista indica esfoliar a região com uma misturinha infalível: hidratante e açúcar cristal. Antes de dormir, faça movimentos intensos com essa receitinha, pressionando as mãos contra a pele para remover as células mortas. Depois, passe um plástico filme na região ou coloque uma meia e durma com a máscara nos pés. Esse ritual pode ser feito uma vez por semana.

Esqueça o limão na pele!

Há quem diga que o limão ajuda a clarear a pele por ser antioxidante, mas não é verdade. O ingrediente não é indicado para as regiões do corpo por ter a ação de escurecer a pele, inclusive ele é causador de uma das manchas da derme mais frequentes, a fitofotodermatose. Para quem procura por um ingrediente que clareie a pele, Gina sugere incluir o leite em algum creme de sua preferência. Ele tem ácido lático, que possui um potencial clareador e é recomendado para clarear áreas como joelhos, cotovelos e axilas. 

LEIA TAMBÉM:

Como cuidar da pele? Confira um guia prático

Babosa para ajudar na foliculite

O aloe vera, também conhecido como babosa, é indicado para os cuidados corporais por ter uma ação anti-inflamatória. Se você sofre com foliculite, acne corporal ou fica com a pele irritada após métodos depilatórios, vale investir no ingrediente. O ideal é cortar a folha in natura e recolher o líquido. Ele pode ser armazenado na geladeira, mas o ideal é que seja utilizada no período de até três dias.

Chocolate: uma delícia até para a pele

Além de delicioso, o chocolate ainda tem função hidratante e antioxidante. Derreter uma barra com um pouco de leite e misturar um pouco de açúcar cristal ajuda a fazer um poderoso hidratante. Quando a receita esfriar, aplique na pele em movimentos circulares para esfoliar e ativar a circulação. Após o procedimento, deixe atuar por 20 minutos na derme para um efeito hidratante. Isso remove células mortas, hidrata e ilumina a pele.

Exagerou na exposição ao sol? Chá de camomila pode ajudar!
Uma dica bem simples é fazer um chá de camomila. Deixe na geladeira e aplique na pele com um paninho ou discos de algodão. Depois de retirar a compressa, passe um pouco de mel na pele, pois ele tem um potencial hidratante e cicatrizante. Outra forma de acalmar as queimaduras solares é com batata gelada cortada em rodelas. O processo com a camomila, quanto com a batata, pode ser feito de três a quatro vezes ao dia. Caso as queimaduras tenham sido severas, procure um médico. 

Gostou das dicas? Agora aproveite o verão, não esqueça do protetor solar e se hidrate.

Por |2019-12-19T17:03:08-02:0019/12/2019|