Todo ano, no dia 8 de março é celebrado, internacionalmente, o dia da mulher. O intuito dessa data é celebrar todas as mulheres e suas conquistas, debater sobre as dificuldades que elas encontram no dia a dia, além de ser um marco na luta por direitos igualitários.

Há muitos anos atrás, alguns estigmas, que foram impostos pela sociedade, ainda estão presentes e refletem nas mulheres em qualquer âmbito da sociedade: trabalho, família, lar, lazer, entre outros. Entretanto, cada vez mais as mulheres vem conquistando o seu espaço, superando as barreiras impostas, e realizando conquistas incríveis. 

Como superar os estigmas?

A professora de educação física e psicóloga, Lina Vasques, explica que a igualdade de gênero é necessária para o crescimento da sociedade como um todo: “como em todas as áreas, a participação de homens e mulheres é de suma importância e acredito que, cada vez mais, estamos conquistando o nosso espaço, com muito estudo e dedicação”.

Mesmo com muitas mudanças, vitórias e evoluções para o mundo feminino, há muito ainda a ser feito. A professora de aulas coletivas da Bodytech, Kezia Cristina Jasse, acredita que as mulheres podem mostrar sua importância no âmbito profissional “através da busca incansável pela qualificação diferenciada, buscando os melhores cursos e estudos, de acordo com cada área profissional, para mostrar os melhores resultados. A qualificação é a chave para o sucesso”, comenta.

Trazendo essa realidade para o âmbito esportivo podemos destacar grandes exemplos de mulheres que fizeram ou fazem história no mundo do esporte. Confira abaixo!

Mulheres que fizeram história no esporte 

Mesmo com tanta falta de crença na capacidade das mulheres em realizarem atividades físicas, muitas delas fizeram história e conquistaram vitórias dignas de comemoração e celebração no mundo do esporte. 

  1. Daiane dos Santos: primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a levar uma medalha de ouro no mundial de Anaheim, na Califórnia, em 2003.
  2. Maria Lenk: foi a primeira latino-americana a participar dos Jogos Olímpicos, em 1932, e uma das precursoras do nado borboleta. Além disso, foi a primeira mulher a entrar para o Swimming Hall of Fame da Federação Internacional de Natação (FINA).
  3. Aida dos Santos: em 1964, a ex-atleta de salto com altura foi a única mulher da delegação brasileira na Olimpíada de 1964 e a primeira mulher a chegar na final, nos Jogos de Tóquio. 
  4. Maria Elizabete Jorge: aos 43 anos de idade, nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, a atleta se tornou a primeira mulher brasileira a disputar os jogos na modalidade de levantamento de peso.
  5. Amanda Nunes: a atleta foi a primeira mulher a conquistar dois cinturões do Ultimate Fighting Championship (UFC): peso-galo e peso-pena. 

Essas são apenas algumas das diversas mulheres que fizeram diferença na história do esporte e que trilharam o caminho para que outras mulheres pudessem realizar suas próprias conquistas também.