Por Daniela Lavagnino, Master Trainer Bodytech

Percebemos que nas aulas de natação a presença do público masculino é maior do que a do feminino e começamos a nos perguntar o por que.

Seria essa diferença resultado da cultura de que natação é atividade para pessoas mais velhas, com sobrepeso ou com algum tipo de limitação física? Seria o medo das meninas de estragar o cabelo por causa do cloro? Seria o medo de ficar com os ombros largos? Ou seria talvez a crença de que atividades como running e spinning tenham maior gasto calórico? Talvez seja a lenda que diz que “contar azulejos” é uma coisa chata…

Diante de tantas dúvidas, decidimos desmistificar esses pontos:

1- Natação é atividade voltada para pessoas mais velhas, com sobrepeso e com limitação física?
Meninas, a natação é lindamente democrática! Sim, ela atende a esse público específico e a outros mais. Mas saibam que um treino de natação trabalha toda a musculatura do core, região do nosso corpo que é uma unidade integrada, composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar e tem as seguintes funções:
– Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade
– Estabilizar a coluna e a pélvis durante os movimentos
– Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões Além disso, a pressão hidrostática à qual o nadador é submetido promove o fortalecimento da musculatura acessória à respiração, auxilia o retorno venoso do sangue e é importante na redução de edemas.
Como se não bastasse, além de tudo isso, há aumentos da capacidade cardiorrespiratória, do tônus muscular, bem como um controle melhor dos índices de açúcar e colesterol do sangue.

2- Mas e o meu cabelo?
O que tanto danifica os cabelos é o danado do cloro, que, além de ressecar, deixa os fios mais claros com um tom esverdeado característico. Eu mesma, como ex-nadadora, cansei de me olhar no espelho e levar um susto com isso. A boa notícia é que a Bodytech não trabalha com piscinas cloradas, usando apenas ozônio e sal como métodos de tratamento. Além disso, a indústria de cosméticos cresceu em tamanho e qualidade, e hoje temos inúmeros cremes que podem ser usados depois da natação que vai deixar os seus cabelos tão ou mais bonitos do que antes.

3- Não quero ficar com ombros e costas largas. E agora?
Vamos lá: se você for treinar forte, num ritmo intenso (tanto em frequência quanto em intensidade), haverá hipertrofia dos músculos, o que fará com que sua medida de ombro aparentemente cresça um pouco mais em relação ao quadril. Entretanto, estamos falando de natação para adultos, com a ossatura já formada e consolidada. Ou seja, a parte óssea não sofre essa alteração. Um aluno que faça seu treino, ainda que cinco vezes por semana, terá um ganho de massa muscular, mas nada que seja significativo e atente contra a estética. Treinem sossegadas e não se preocupem com isso. Mesmo que haja algum aumento de massa magra nos membros superiores, ombros e costas bem trabalhados são um charme!

4- Mas e o gasto calórico?
Antes de mais nada, os dados relacionados ao gasto calórico dessas atividades são relativos, pois devemos considerar a composição corporal dos indivíduos, o grau de habilidade deles para a prática e a intensidade dela. Um bom treino de natação, devidamente estruturado e executado na intensidade adequada, tem um gasto calórico parecido com os de uma aula de Indoor Cycle ou Running. Ou seja, se esse era o problema, não existe mais. Vistam seus maiôs, separem touca e óculos e preparem-se para um treino forte e dinâmico.

5 – Treino forte e dinâmico?
Mas não é uma aula de natação, onde passamos quase uma hora contando azulejos? Sinto muito em desapontá-las, mas foi-se o tempo em que natação era isso. A Bodytech tem um planejamento mensal, no qual os treinos de natação são estruturados contemplando tanto o treinamento aeróbio quanto o anaeróbio. Na segunda-feira, por exemplo, você pode ter um treino aeróbio de alta intensidade, na quarta, um treino de força e potência e, na sexta, um treino aeróbio moderado. “Contar azulejo” é tudo o que você não vai fazer, pois nossos professores são treinados e capacitados para estruturar treinos estimulantes e variados.

Então meninas, prontas para experimentar a natação de uma forma nunca antes vista por vocês? Informem-se sobre os horários dos treinos na sua unidade e sejam muito bem-vindas ao Mundo Acqua da Bodytech!