*Por Dudu Netto, diretor-técnico da Bodytech Company
A maioria de nós vai fazer alguma resolução de ano novo, que pode ser desde perder peso e entrar em forma até mesmo ser mais feliz. Mas você não precisa esperar até a contagem final da virada do ano para começar a fazer as mudanças necessária para atingir seus novos objetivos.
O melhor a fazer é começar a trabalhar essas resoluções antes mesmo de o ano novo chegar! Nosso objetivo aqui é tentar trazer algumas dicas para que possamos ter sucesso nessas resoluções.
Isso porque, segundo pesquisa realizada na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, pelo professor Richard Wiseman, apenas 1 em cada 10 de nós vai conseguir atingir nossos objetivos ao longo do ano. Portanto, sua chance de sucesso é de apenas 10%.
Além disso, outros estudos na área da psicologia apontam que estamos mais propensos a ter sucesso se quebrarmos nossa resolução em objetivos menores, que sejam específicos, mensuráveis e com base no tempo. Por esses motivos, seguem abaixo 5 estratégias de sucesso:
1) Dietas nem sempre funcionam
As dietas são, na verdade, uma solução temporária para um problema que é bem mais complexo. Geralmente, o que é comum ocorrer é que, assim que você alcança um determinado peso desejado, acaba retomando os hábitos alimentares anteriores e, infelizmente, ingerindo os alimentos de que mais se sentiu privado. Assim, volta a ganhar o peso. Você precisa é de uma reeducação alimentar e uma verdadeira mudança de comportamento. Nada melhor do que a orientação de um médico ou nutricionista especializado.
2) Faça apenas uma resolução
Suas chances de sucesso são maiores quando você utiliza sua energia e esforço para mudar apenas um aspecto de seu comportamento. Assim, nada mais sensato do que dividir o seu grande objetivo em etapas, com foco na criação de subobjetivos que sejam concretos (e nunca subjetivos), além de mensuráveis e sempre baseados na linha do tempo.
3) Organize seu tempo
Um dos principais argumentos que as pessoas utilizam para não realizar uma determinada tarefa é a falta de tempo. Portanto, preste atenção nas dicas abaixo:
– Crie o tempo: é muito fácil encontrar desculpas para não ter tempo de fazer exercícios. Você precisa definir suas prioridades e viver de acordo com elas. Marque o horário do treino na sua agenda como se fosse um compromisso de trabalho.
– Crie o hábito: nas primeiras semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa pré-estabelecido.
– Repita, repita e repita o novo comportamento e a mesma rotina no mesmo horário do dia, evitando mudanças constantes. Depois de o hábito estar estabelecido, você pode ter um pouco mais de flexibilidade na sua agenda. Mas nos três primeiros meses, seja rígido, caso contrário cresce muito o risco de você abandonar a rotina.
– Durma mais cedo e aproveite mais sua noite de sono. Consequentemente, conseguirá acordar mais cedo, alimentar-se melhor e começar aos poucos a acrescentar qualidade à sua vida. Os benefícios são ótimos, tudo vai melhorar no seu trabalho e no seu dia a dia. Faça o teste.
– Reserve apenas 30 minutos do seu dia para você e não abra mão desse tempo. Esse pequeno tempo deve ser dedicado a um objetivo pessoal;
– Falta de tempo não é desculpa para um possível fracasso em suas resoluções, mas, sim, falta de planejamento. Só depende de você!
4) Comemore esforços e sucessos
Sempre que você atingir uma meta, estabeleça uma recompensa, mantendo, assim, a motivação e uma sensação de dever cumprido –e, por que não, de vitória conquistada e progresso em relação à sua resolução? É muito importante que você divida com seus amigos e familiares seus objetivos traçados e também os atingidos. Dessa forma, fica mais fácil obter suporte, evitando possíveis relapsos.
5) Prepare-se para possíveis deslizes
Prepare-se para voltar aos seus velhos hábitos de vez em quando. Possíveis deslizes não são motivos para desistir completamente. Esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades: tenha sempre que possível um suporte para quando você falhar, pois sempre acontece algo inesperado que altera nosso plano e nos desvia um pouco de onde queremos chegar. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e deixar a vida fluir na direção certa.
Espero que possa ter contribuído e que, em 2016, a gente continue com a nossa missão diária de transformar a vida das pessoas! Muito obrigado e um ótimo ano!