Com a chegada do verão, é esperado que a gente fique mais exposto aos raios solares. Praia, piscina, cachoeira e esportes ao ar livre demandam uma atenção redobrada com a pele. Apesar dos benefícios do sol para a saúde — que envolvem a redução nas chances de desenvolver depressão e reforço da imunidade —, vale ficar atento à exposição solar sem fotoproteção.
No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos. De acordo com Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, mesmo que a exposição seja por um curto período de tempo, é necessário se prevenir. Sua recomendação é optar por produtos que apresentem FPS de, no mínimo, 30 e também que tenham cobertura contra raios ultravioletas (UVA e UVB). “O filtro deve ser aplicado de forma uniforme: uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo para que a pele fique totalmente protegida,” explica a médica.
Confira 5 dicas para você se proteger nesse verão, de acordo com a dermatologista
1 – Aplicar o filtro 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar durante o dia. Além disso, se tiver contato com a água (mar ou piscina), sempre passe o produto em seguida. O filtro precisa de um tempo para aderir à pele.
2 – Evite os horários de maior incidência dos raios ultravioleta. Por isso, tomar sol antes das 10h ou após às 16h é o ideal.
3 – Aumente gradativamente o tempo de exposição ao sol, assim você conseguirá se bronzear de forma mais saudável e diminuir a chance de descascar a pele.
4 – Aposte nos acessórios para aumentar essa proteção também. Use chapéu, roupas com tecnologia UV, óculos e barraca de praia.
5 – Aplique um bom hidratante após a exposição. Ele vai reparar o dano solar e reter água e nutrientes na pele.