*Por Marina Morgado, nutricionista consultora Bodytech Gomes Carneiro (Rio de Janeiro)

A prática de dietas da moda são insustentáveis a longo prazo, pois, como não são formados hábitos saudáveis, o peso é recuperado quando o regime é suspenso.

Entretanto, certas escolhas alimentares, depois de repetidas algumas vezes, tornam-se naturais e agradáveis ao paladar.

Veja 5 dicas para incluir hábitos saudáveis na sua vida.

1. Planeje suas refeições
Ficar em jejum prolongado ou fazer escolhas erradas podem ser evitados se você carregar seu próprio lanche. Opte por frutas, cookies integrais, barras de cereal, de proteína, de frutas, pequenas porções de oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes…) ou iogurtes. Caso não dê para carregar, coloque seu relógio para despertar no horário das suas refeições –e não pule-as.

2. Estoque comida saudável
Hoje em dia, é muito fácil ter imprevistos e optar por fast food por sua praticidade. O hábito de cozinhar os alimentos e armazená-los no freezer em potes individuais pode favorecer mudanças de estilo de vida de forma que comer em casa fique mais prático –mesmo em um dia de imprevistos. Lembre-se que quanto mais colorido for seu prato, melhor!

3. Coma sentado e mastigue bem
Comece suas refeições pela salada, coma com calma, aproveite o momento e saboreie. Dessa forma, prestará mais atenção no que está comendo e não cometerá exageros. Quando comemos depressa, a tendência é ficarmos empanzinados e não satisfeitos. Assim que acabar de montar seu prato, guarde imediatamente as sobras para evitar exageros. Concentre-se no que já comeu e não no que vai comer.

4. Evite calorias líquidas
As bebidas industrializadas, incluindo refrigerantes, sucos e chás, apresentam grandes quantidades de açúcares em sua composição. Evite o consumo delas, optando por água mineral, água com gás com ou sem rodela de limão ou chás caseiros. Prefira ainda sucos naturais (misture frutas), água de coco e, caso não tenha outra opção, bebidas industrializadas em suas versões light ou diet.

5. Seja sincero consigo mesmo
Ninguém nos conhece melhor que nós mesmos. Algumas pessoas precisam comer no mínimo um pedaço de chocolate todos os dias, mas há outras que preferem não manter chocolate em casa por comer o pacote todo de uma vez. Cada um reage de uma forma às restrições alimentares, então pense na melhor maneira de lidar com seus vícios de modo que a manutenção de hábitos saudáveis não se torne uma penalidade.