5 benefícios do ovo para uma dieta saudável

//5 benefícios do ovo para uma dieta saudável

5 benefícios do ovo para uma dieta saudável

Prático e supernutritivo, o ovo é opção para toda hora e qualquer refeição.  Cozido, mexido, poché ou omelete, opção de receitas é o que não falta. Mas você sabe por que o ovo é bem-vindo em uma dieta saudável? De acordo com a nutricionista Luana Rocha Mercadante, o ovo é considerado o segundo melhor alimento para o corpo humano, ficando atrás apenas do leite materno. Mas é importante reforçar: o ovo caipira tem uma concentração cerca de cinco vezes maior de betacaroteno do que o ovo comum. De acordo com a alimentação da galinha, a concentração de nutrientes do ovo também vai variar. Confira os benefícios.

1 – Rico em proteínas

O ovo é considerado uma proteína completa, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais (que o nosso corpo não produz) e de forma equilibrada. Apenas 1 ovo de galinha contém aproximadamente 20% das proteínas que necessitamos em 1 dia.

2 – Vitaminas para dar e vender

Folato, B12, A, D, E e K estão presentes principalmente na gema do ovo, mostrando o alto valor nutricional deste alimento por completo. Por isso geralmente se recomenda  o consumo não só da gema ou apenas da clara, mas sim dele inteiro.

3 – Colesterol, mas sem exagero

Sabemos que o ovo é rico em colesterol, mas precisamos do colesterol para a síntese de hormônios sexuais. E hoje também já sabemos que o excesso de consumo de carboidrato é que responsável pelo aumento da produção de colesterol pelo corpo. Ou seja, com equilíbrio e sem exagero, essa característica do ovo não fará mal para o corpo.

4 – Conhece a fosfatidilcolina?

É encontrada na gema do ovo. Dentre outros benefícios, atua na saúde do sistema nervoso, como precursor do neurotransmissor acetilcolina.

5 – Olhos e coração protegidos

Sabe a cor amarelinha da gema?  É responsabilidade dos carotenoides, como o betacaroteno. Estas substâncias diminuem a incidência de doenças cardiovasculares e previnem doenças oftálmicas degenerativas.

Leia também:

Comida japonesa e dieta dá certo?

Por que o carboidrato não é o vilão da dieta?



Por |2019-10-22T18:01:24-02:0022/10/2019|