5 alimentos termogênicos para incluir na dieta

//5 alimentos termogênicos para incluir na dieta

5 alimentos termogênicos para incluir na dieta

Alimentos termogênicos são conhecidos por acelerar o metabolismo porque exigem do nosso corpo mais esforço para serem digeridos. Nesse processo de gás máximo, o organismo aumenta a temperatura, gasta mais calorias e melhora a performance durante a atividade física. Para quem tem metabolismo lento e busca alternativas mais naturais, a nutricionista esportiva Carla Maione recomenda incluir os 5 alimentos abaixo nas refeições ao longo do dia. Mas antes de colocá-los na sua lista de compras, ela reforça que é importante buscar um profissional para entender quais são as melhores opções para você.

Pimenta vermelha

Esta especiaria contém capsaicina, que auxilia no controle de peso e na retirada de gorduras das artérias. Ao colocá-la nas preparações do dia a da, as fibras do sistema nervoso simpático (responsável pela aceleração dos batimentos do coração, aumento da pressão arterial e ativação do metabolismo) são estimuladas a liberarem o hormônio noradrenalina – principal envolvido na termogênese. O hormônio estimula a liberação de calor dentro da célula, acelerando o metabolismo. Com isso, o corpo passa a gastar mais energia do que consome. A pimenta é contraindicada para quem sofre de gastrite ou problemas inflamatórios intestinais.

Vegetais folhosos

Para queimar mais calorias, a sugestão é optar pela alface, espinafre e couve. Na forma crua, a couve apresenta mais fibras que quando refogada, melhorando o processo termogênico. A presença das fibras demanda um trabalho metabólico maior durante a digestão.

Cacau

Apenas acima de 70% de cacau, o chocolate pode ser considerado termogênico. Os teores de cafeína e polifenóis caracterizam as propriedades estimulantes e antioxidantes. A combinação destas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.  

Café

Nos alimentos com cafeína, em vez de estimular a liberação do hormônio noradrenalina, há a emissão de enzimas que aumentam a energia dentro da mitocôndria, elevando também o metabolismo. A cafeína em si é uma substância estimulante e um termogênico natural, que auxilia na manutenção do estado de alerta. Ela é contraindicada para pessoas com problemas de insônia e de ansiedade, principalmente à noite.

Gengibre

Com baixo valor calórico, o gengibre é rico em vitaminas B3, B6 e C, além de possuir ação antioxidante. Dica para consumir: 3 lascas in natura em chás, sucos ou preparações como vegetais, sopas e carnes.

Por |2020-02-21T13:38:32-03:0021/02/2020|

Sobre o Autor: