Quando pensamos em alimentação saudável, o termo fit logo vem à cabeça. Esse nome foi escolhido pela indústria alimentícia para classificar os alimentos que ela julga serem mais saudáveis, porém, essa nomenclatura não está contemplada na classificação do Ministério da Saúde. De acordo com Mônica Beyruti, nutricionista membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, existe uma série de alimentos que são vendidos como saudáveis e leves, mas na verdade não são. Confira a lista abaixo e aprenda como identificá-los.
Produtos diet
É comum achar que alimentos diet podem ser consumidos à vontade, porém, é necessário entender que o termo “diet” nem sempre se refere à redução calórica de um determinado alimento em relação ao convencional. São produtos recomendados para pessoas com alguma restrição alimentar, como por exemplo, o chocolate diet, que em geral, contém mais gordura do que o convencional e consequentemente mais calorias. Portanto é importante questionar se existe realmente a necessidade de optar pela versão diet e sempre consumir com moderação.
Pipoca de microondas
Apesar do milho ser um alimento bom e rico em fibras, a versão para microondas geralmente vem com muito sal e gordura trans, o que faz mal ao coração. A sugestão é sempre ler o rótulo. Quando der vontade de assistir uma série comendo pipoca, vale fazer a velha e boa versão de panela com óleo vegetal ou azeite e acrescentar pouco sal.
Sucos de caixinha
Apesar de práticos, os sucos de caixa são ricos em açúcares e calorias e pobres em nutrientes e fibras. Se consumidos em excesso, podem atrapalhar o controle do peso, seja a manutenção ou a redução. Mesmo as versões sem açúcares adicionados ajudam na hidratação, mas vêm adicionadas de substâncias que não precisamos consumir. A melhor opção para se hidratar sempre será a água natural, a água de coco ou as frutas frescas.
Sopas de saquinho
Elas são geralmente carregadas no sódio e pobres em nutrientes e fibras. Algumas ainda têm muitos aditivos e conservantes, que fazem mal à saúde. Tire um dia da semana para preparar uma sopa caseira com legumes frescos e cheios de nutrientes e congele em porções. Você vai ter uma sopa pronta e nutritiva.
Pastas de amendoim com excesso de açúcar e ou gordura trans
A pasta de amendoim é um alimento fonte de gorduras boas e bastante consumido hoje em preparações doces, principalmente por pessoas que seguem dietas lowcarb. Uma pasta ideal pode ser feita só com o amendoim in natura ou torrado e nada mais. Por isso, é importante ficar atento à lista de ingredientes. Há opções no mercado que têm muito além do amendoim e são carregadas de açúcar e gorduras hidrogenadas e semi-hidrogenadas, conhecidas como trans. O que era para ser uma fonte natural de proteína e gordura saudável acaba se tornando um vilão da rotina saudável, principalmente se consumido com exagero.
Para concluir, a nutricionista reforça o quanto a correria do dia a dia pode nos influenciar a fazer escolhas menos nutritivas, que não vão alimentar nosso corpo como ele precisa. “Não se deixem enganar pela praticidade que essa lista oferece. Quanto mais simples, coloridos e feitos em casa nossos pratos, melhor”, aconselha Beyruti.