A prática da dança como uma forma de exercício físico pode transformar a sua vida no âmbito da saúde, independente da sua idade. Elas ajudam a movimentar o corpo de uma forma mais energética, divertida e animada. Além disso, é uma atividade que até pode parecer tranquila, mas faz suar de verdade. 

Então, descubra quais são os 4 tipos de dança que mais fazem suar e quais são os benefícios dessa modalidade para a saúde. 

Os benefícios da dança para a saúde

A dança possui diversos benefícios que podem ser classificados em 3 diferentes áreas, como físico, mental e emocional. De acordo com o diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, a modalidade, para a saúde física, melhora o sistema cardiovascular, estimula os músculos, auxilia no equilíbrio e promove maior coordenação motora.

Para a saúde mental, ele explica que “pesquisas têm apontado que a dança  pode manter, e até mesmo expandir, sua capacidade de pensar durante o processo de envelhecimento. Algumas áreas do cérebro que controlam a memória e as habilidades, como planejamento e organização, melhoram com a prática de exercícios como a dança. Além disso, as diversas formas de ritmos e de música desafiam constantemente seu cérebro”. 

Já para a saúde emocional ele comenta que, por ser uma atividade inclusiva, ela atende a todos os gostos e públicos. “A dança é extremamente benéfica para a questão da socialização e possui vantagens para sua saúde emocional, reduzindo o estresse, diminuindo os sintomas de ansiedade e depressão e aumentando sua autoestima”, pontua Eduardo. 

A dança como atividade física

Eduardo Netto ainda afirma que a modalidade vai ser melhor se você sentir satisfação pela prática pois “a adesão ao exercícios se torna mais fácil quando praticamos algo que nos dê prazer”. E ele ainda acrescenta: “caso o objetivo seja saúde, o ideal é que você acumule, durante a semana, cerca de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada e que estejam incluídos estímulos aeróbio e também neuromusculares”.

4 danças que fazem suar de verdade

As diversas modalidades da dança permitem ao praticante vivenciar de tudo um pouco. Dessa forma, fica mais fácil descobrir a que mais lhe proporciona prazer. E como a movimentação é constante, os estímulos proporcionados pela dança permitem um bom consumo energético, muscular e também mobilidade nas articulações. 

Veja os 4 principais tipos de dança que ajudam a suar:

Zumba

Mescla movimentos e ritmos como o samba, salsa, merengue, mambo, reggaeton, hip hop e dança do ventre, com estímulos para melhorar o sistema cardiovascular .

Samba

Essa é uma dança tradicionalmente brasileira que ajuda a trabalhar a postura, músculos da perna e do abdômen. 

Dance Mix

Com ritmos animados e aulas dinâmicas, o dance mix pode levar a um consumo energético considerável, melhorar o equilíbrio, força e a tonificar os músculos.

Ballet Workout

Essa modalidade mistura exercícios de ballet clássico com ginástica localizada, levando a uma queima calórica. É uma modalidade relativamente nova, mas que tem conquistado vários adeptos por proporcionar um bom consumo energético e por permitir um trabalho cardiovascular, aliado ao estímulo muscular.