O ano de 2020 não foi fácil e impôs a todo mundo uma lista de incertezas. O que é permitido e seguro? O que faço agora? Como será o futuro? Perguntas importantes, mas que invadiram o ano passado como uma avalanche. Viramos o ano, 2021 chegou e alguns desafios permanecem. Seja em relação à nossa saúde física, mental ou financeira (todo mundo entendeu em 2020 que as três estão interligadas), uma coisa está clara: saúde precisa de investimento de tempo e energia da nossa parte.  

Pensando nessa experiência, o aprendizado que fica é que quase tudo está fora do nosso controle, mas o que fazer diante disso? Aprender com erros e acertos e lidar da melhor forma com as diferentes possibilidades que surgirão. Tanto em relação ao bem-estar ou às finanças, se planejar nunca é demais!

Nós conversamos com a equipe do BTG Pactual digital e listamos 4 dicas práticas para você levar a atividade física mais a sério e também organizar sua vida financeira em 2021.

1 – Priorize ao longo do dia

Para conseguir bons resultados nos treinos, priorizar é o caminho. Separe um horário do seu dia, nem que sejam 20 minutos, para treinar. Vale uma série rápida na academia, uma corrida na orla ou no parque e até um treino à distância online. Mas para dar certo, você precisa se comprometer! 

Sobre as suas finanças, não é diferente. Pare e estude um pouco sobre  organização financeira. Isso não vai resolver todos os desafios, mas vai te ajudar a ficar mais tranquilo, reconhecer seus padrões de comportamento e planejar o que você pode e o que você não pode fazer. 

2 – Se organize

Organização é tudo, principalmente quando desejamos ter um controle financeiro eficiente. O simples hábito de saber o que entra e o que sai mensalmente já é um grande passo. Isso pode ser feito com um caderno ou app no celular, onde você anota os valores das receitas e das despesas mensais. 

Já na rotina de exercícios, é importante ter um horário marcado na agenda. Conte sobre ele para colegas de trabalho e família, assim todos podem te ajudar a respeitar esse horário. Outra dica é levar sempre com você a mochila de treino. Qualquer mudança nos planos ou oportunidade, você tem suas coisas ao alcance das mãos e também se obriga a cumprir o que combinou com você mesmo.

3 – Frequência é fundamental

Manter minimamente uma rotina ajuda a perceber suas conquistas e criar o tão desejado hábito., Se você mantém suas finanças organizadas em um mês, mas depois deixa todo o esforço de lado, os resultados esperados vão demorar muito mais e a tendência é desanimar. 

O mesmo vale para o exercício. Treinar intensamente hoje e só voltar a se movimentar daqui a 15 dias não é o ideal. Um pouco todo dia é sempre o melhor caminho. Nas finanças e nos treinos, o esforço precisa ser contínuo. 

4 – Use a tecnologia a seu favor

Estamos na era digital, então aproveite! Treine à distância de onde estiver quando não conseguir sair. Use o aplicativo BTFIT, com aulas coletivas, programas de treinamento e professores de verdade. É só separar um cantinho tranquilo em casa, um tapete e o squeeze para se hidratar. Em relação ao seu dinheiro, os aplicativos também ajudam muito na hora de fazer investimentos, controlar gastos e se planejar. Se precisar de ajuda, você pode contar com a orientação dos assessores do BTG Pactual digital na hora investir.