4 dicas para aliviar a ansiedade

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4 dicas para aliviar a ansiedade

Correria típica das grandes cidades, instabilidade econômica, insegurança em relação ao futuro, violência… São muitas as situações que podem estar ligadas ao transtorno de ansiedade, doença que cresce no Brasil e atinge pelo menos 10% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde. Este alto percentual nos dá o amargo título de país mais ansioso da América Latina. Além de buscar tratamento com especialistas, existem algumas orientações que podem aliviar os sintomas de ansiedade e ajudar durante as crises.

O transtorno de ansiedade, de acordo com Higor Caldato, psiquiatra membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, pode causar palpitação, falta de ar, tremores e sudorese. Outro sinal que a ansiedade comum passou dos limites é quando a pessoa começa a ter prejuízos na vida social, trabalho ou pessoal. “Ou seja, a ansiedade torna-se um transtorno quando causa limitações ou sofrimento”, explica. Nesses casos, o aconselhado é  buscar ajuda de profissionais de saúde que possam avaliar cada caso e orientar o tratamento mais adequado, com terapia, medicação, ou os dois.

Por que somos tão ansiosos?

Pensando em hipóteses possíveis que expliquem o crescimento desse diagnóstico no Brasil, Caldato associa nossos números alarmantes ao contexto político-econômico conturbado, à desigualdade social, a traumas de infância e à violência urbana, alguns velhos conhecidos dos brasileiros. “O estresse também é um fator de risco – ainda que não necessariamente uma pessoa estressada ou que tenha sido exposta a uma situação estressante necessariamente vá desenvolver algum transtorno desse tipo, mas é importante saber que pessoas vulneráveis a esses transtornos podem reagir pior se submetidas ao que chamamos de fatores estressores”, esclarece.

Na busca por combater a ansiedade, o psiquiatra tem algumas orientações que podem ajudar a aliviar os sintomas e que é possível começar a seguir hoje mesmo.

1- Preste atenção no pensamento negativo. Escute o que ele tem a dizer e observe se está dimensionado de acordo com o que você realmente vai enfrentar. Depois, mentalmente, mande-o embora.

2- Atenção à respiração. Num momento de muita ansiedade, pare e respire profundamente três vezes. Isso ajuda a aliviar tensões e a retomar o foco no presente.

3- Treine a gratidão. Observe o aqui agora em vez de focar as preocupações no futuro e em fatos que sequer têm chances reais de acontecer. Agradecer a si mesmo o presente ajuda a valorizá-lo.

4- Se está difícil desabafar suas angústias, escreva. Projetar no papel colabora para organizar o pensamento.

Por |2019-01-11T14:51:56-03:0011/01/2019|

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