*Por Leonardo Cabral, coordenador nacional de musculação Bodytech

Alguns mitos e informações desencontradas afastam muitas mulheres da musculação ou de um treinamento mais intenso. Veja abaixo as “lendas” mais comuns sobre nutrição e treino para elas.

1) Treino pesado deixa as mulheres mais “masculinizadas”: o peso (sobrecarga) do halter, assim como o número de placas e anilhas que colocamos nas máquinas, é uma variável muito importante para o controle da intensidade de treinamento. E, diferentemente dos homens, as mulheres são preocupadas em não exagerar na sobrecarga dos exercícios para a parte superior do corpo, preocupadas com o estereótipo da masculinização que vem associada ao ganho de volume muscular de braços e ombros.  Treinar o corpo como um todo é muito importante para a saúde.

2) Após parar de malhar, os músculos adquiridos virariam gordura: a síndrome do “parou cai tudo” assombra as mulheres que interrompem a prática do exercício físico. Algumas acham até que, com o destreinamento, os músculos esculpidos no período regular de ida à academia são transformados em tecido adiposo. Podemos afirmar sem dúvidas que isso não acontece. A “flacidez”, principalmente na região do quadril e da coxa, está muito mais relacionada ao aumento do tecido gorduroso subcutâneo do que à diminuição do volume muscular. Um ponto importante: quanto maior o tempo que você deixa de realizar seu programa de treinamento, maior o efeito da perda de massa muscular. Então, teve que parar um pouco para as férias, não demore a para retornar a sua rotina regular de saúde.

3) Treinar o mesmo músculo várias vezes na mesma semana é ideal para o aumento de massa muscular: as respostas fisiológicas do tecido muscular acontecem entre uma sessão de treino e outra. Por isso que o descanso da musculatura que você deseja hipertrofiar é fundamental para os ganhos ao longo do treinamento. Sendo assim, se você realizar mais sessões de treino para um mesmo músculo do que o prescrito pelo responsável do seu programa de treinamento com certeza prejudicará o seu resultado.

 

Consulte sempre o Profissional BT responsável pelo seu treino, busque orientação, conheça o seu corpo e respeite os seus limites.

 

Bons treinos!