Se o box de CrossFit perto da sua casa chama a sua atenção e quase já te fez entrar,  fique sabendo que você não está sozinho. A verdade é que o funcional ganhou muitos fiéis e aparece há algum tempo entre as tendências fitness anuais. A cada temporada, os treinamentos funcionais atraem praticantes de todos os perfis, dos mais treinados aos que estão só começando. Se você tem interesse em saber mais, leia essa matéria até o fim e entenda os diferenciais, benefícios e os tipos de aulas disponíveis na rede Bodytech.

De acordo com Daniel Guimarães, gerente nacional de coletivas da Bodytech Company, o treino funcional é para todos.  Mas como o nome já sugere, ele precisa funcionar para quem pratica, ou seja, fazer sentido para as necessidades do dia a dia de cada um.  “O funcional tem o intuito de trabalhar todos os grupamentos musculares de forma integrada e nunca de forma isolada, como a gente faz na musculação. O objetivo é preparar o corpo para as atividades do dia a dia,” esclarece Daniel.

Com diferentes formatos, um treino funcional pode usar apenas o peso do próprio corpo, mas também contar com o apoio de materiais como a corda naval, o kettlebell, a caixa, e os elásticos, que geralmente deixam o treino mais dinâmico e desafiador.

Benefícios do treinamento funcional

Além de benefícios como o ganho de condicionamento físico, a perda de peso e o fortalecimento muscular, o funcional aumenta a autonomia no dia a dia e o equilíbrio corporal, ferramentas superimportantes para evitar lesões. “Isso faz total diferença para qualquer pessoa, inclusive se pensarmos em quem pratica esporte. A tendência é que o desempenho do atleta aumente”, pontua Guimarães.

Aulas coletivas da rede Bodytech

Confira abaixo três aulas da grade Bodytech que têm o conceito de treinamento funcional como base.

Cross BT

A aula combina exercícios de LPO (levantamento olímpico), exercícios ginásticos e exercícios metabólicos/ aeróbicos (que são feitos através do remo e da airbike). O treino começa com um aquecimento e um treinamento de técnica, quando os alunos aprendem a realizar os movimentos do jeito certo. Aí então começa o WOD, sigla em inglês que significa Workout of The Day, ou em português, o treino do dia. Geralmente, a turma é desafiada a fazer uma determinada tarefa o maior número de vezes ou no menor tempo. Com necessidades de espaço e piso específicas, o Cross BT está disponível em algumas academias da rede. Confira em quais aqui.

Cardio Burn

Exclusiva da rede Bodytech, a modalidade é dividida em três estações: uma com remo, outra com exercícios funcionais – com ou sem acessório – e uma terceira com esteira. A aula dura 28 minutos e prevê  oito minutos de permanência em cada estação, com 2 minutos de transição entre elas. O objetivo é ficar durante 24 minutos se movimentando o tempo todo. E como aliado durante a atividade, nós temos um sistema que mensura a frequência cardíaca dos alunos o tempo todo. Com o isso, o professor direciona o estímulo e atua de forma mais assertiva, pedindo para o aluno aumentar ou diminuir a intensidade em função da sua frequência. Veja aqui as atividades com esta aula disponível.

Combine

É uma aula em circuito com 8 a 12 estações, todas elas envolvendo o peso corporal ou algum tipo de material. O objetivo da atividade é promover gasto calórico e fortalecimento muscular através dos exercícios funcionais. São 2 ou 3 rounds neste circuito com duração total de aula de 30 a 45 minutos. Confira aqui as academias BT com essa aula na grade.