*Por Patricia Boccia / Ilustração Lady Guedes
Praticar yoga é mais do que se exercitar: relaxa, corrige a postura, dá energia, aumenta a flexibilidade, tonifica os músculos e ajuda a tratar doenças melhor do que remédio. Confira 10 motivos para aderir a esta supermodalidade.
1 – Quem faz yoga com regularidade combate a depressão e ansiedade. A descoberta é do centro de pesquisa da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. As posturas (asanas) agem diretamente no sistema nervoso central. Segundo os cientistas, no cérebro dos praticantes, os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA) são maiores. E é exatamente o tal do GABA que nos deixa calminhos. Os especialistas também perceberam que a yoga eleva os níveis de serotonina, outro neurotransmissor que diminui quando estamos deprimidos. Ou seja, a dobradinha de substâncias, serotonina e GABA, forma um santo remédio contra a tristeza sem fim e o nervosismo.
2 – Conhece a doença fibromialgia, que provoca dores crônicas pelo corpo? Melhora bastante com a modalidade. Quem atesta isso é a instituição Oregon Health & Science University, nos Estados Unidos, que revelou como o método ajuda. Foram recrutadas 53 mulheres com fibromialgia e avaliadas depois de se submeterem a um programa regular de yoga. Todos os pontos críticos da doença, como dor, fadiga, problemas com o sono e dificuldades emocionais, diminuíram significativamente. As voluntárias também conseguiram cortar pela metade os remédios que tomavam.
3 – O último congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) chamou a atenção quando divulgou os resultados de uma pesquisa inédita envolvendo a prática de yoga em pacientes com câncer. Segundo o estudo, em portadores com algum tipo de tumor submetidos a sessões de radioterapia, ficou provado que a modalidade, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhora o funcionamento do corpo em geral. Um ganho e tanto para quem está lutando contra uma doença tão debilitante.
4 – Tem tido insônia? Yoga é tiro e queda contra as noites maldormidas. “Realizá-la entre 30 e 40 minutos antes de ir para a cama faz parte de um ritual de sono para ensinar o corpo e a mente que chegou a hora de descansar”, ensina o professor Bruno Bernardes. Algumas sequências de posturas acalmam o sistema nervoso, reduzem a quantidade de cortisol no sangue e aliviam as tensões do dia.
5 – A medicina validou e a lista de problemas de saúde que podem ter melhoras significativas ou até evitados com a prática regular de yoga é grande: hipertensão, diabete, asma, artrite, artrose, escoliose e enxaqueca.
6 – É uma disciplina de controle mental. Portanto, quem faz treina o corpo e a mente a ir até o fim. Aquela história de abandonar o barco ou desistir de colher os frutos antes da hora ficará no passado. Com foco e concentração, você estará apto para dar o melhor de si não apenas nas práticas esportivas mas em todos os setores da vida.
7 – As aulas contribuem para a performance de esportistas de alto rendimento: ciclismo, corrida, natação, futebol, vôlei e muitos outros. “ O atleta ganha mobilidade, consciência de movimentos, aumenta a capacidade respiratória, aprende a manter o foco, estimula a concentração e evita lesões. Enfim, uma ferramenta e tanto”, diz Bruno Bernardes.
8 – Acredite! Combate até TPM! Os hormônios ficam mais equilibrados, e aquelas oscilações de humor que fazem as mulheres perderem o prumo a cada ciclo diminuem substancialmente à medida que se pratica.
9 – Prepare-se: o sexo fica nota 10. Força, flexibilidade e resistência aumentam com as aulas. Imagine, então, como ficará o desempenho entre os lençóis?
10 – Não há necessidade de marcar pontos durante os treinos. Neste caso, férias para o espírito competitivo, enquanto se entrega a uma atividade sem cobrança.