10 dicas para colocar o exercício de vez na rotina

//10 dicas para colocar o exercício de vez na rotina

10 dicas para colocar o exercício de vez na rotina

Chegou o momento de sair do sofá, deixar as desculpas no passado e colocar de vez a atividade física na rotina. Entre as promessas para o novo ano, as metas relacionadas ao corpo, geralmente, se repetem: cuidar melhor da saúde e praticar mais atividades físicas. Para começar, é fundamental ter força de vontade, ser persistente e cumprir o planejamento com disciplina.

“Experimente as atividades disponíveis na academia e escolha aquela que lhe dá mais prazer. Junto ao exercício, procure um nutricionista para trabalhar a reeducação alimentar, forte aliada na perda de peso. Sempre consulte bons profissionais para acompanhar a sua trajetória na busca por bem-estar e qualidade de vida. Treino e dieta são questões pessoais. Não existe fórmula mágica. Por isso, nada de reproduzir planos que você encontra na internet: cada caso é único”, recomenda Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

Confira 10 dicas para começar o ano no ritmo certo:

1) Repense seu tempo: dizer que não tem tempo para praticar exercícios é desculpa.  Reserve pelo menos 30 minutos diariamente e defina prioridades: marque o horário do treino na agenda como se fosse um compromisso de trabalho e avise colegas, amigos e família que você começou. Assim todo mundo pode te incentivar e evitar aqueles convites que te tiram do foco no horário do treino.

2) Faça um esforço a mais no início: Nos primeiros três meses, você precisa se obrigar a cumprir um programa preestabelecido sempre no mesmo horário. Não vai ser confortável, mas com o tempo, o exercício vai virar hábito e você vai poder até ter um pouco mais de flexibilidade na agenda.

4) Durma mais e melhor. É durante o sono que nosso corpo se recupera e se prepara para as atividades do dia. Se dormir bem, você vai conseguir acordar mais cedo, se alimentar melhor e começar aos poucos a acrescentar uma rotina de exercícios físicos, seja de manhã, na hora do almoço ou à noite.

5) Quando bater aquela preguiça e falta de motivação, vá à academia nem que seja para conversar, trocar ideias e ver os amigos. O importante é que o horário do treino se torne um hábito. Com o tempo, você vai começar até a sentir falta quando não puder ir.

6) Mude e experimente: Seu organismo precisa de novos desafios e o mesmo acontece com sua mente. Experimente um estímulo diferente, busque praticar atividades divertidas e desafiadoras. Em vez de correr na esteira ininterruptamente por 30 ou 40 minutos, considere correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realize exercícios de força na sala de musculação antes de voltar novamente para a esteira. Outra dica é experimentar todas as modalidades possíveis e trocar de tempos e tempos para não enjoar.

7) Curta uma playlist especial: a música é um poderoso motivador! Estudos comprovam que ela tem um efeito positivo no cérebro, fazendo com que suas emoções respondam melhor ao exercício. Pode ser funk, eletrônico, rock… O importante é colocar o fone e aproveitar o treino com mais disposição. 

8) Relaxe e desacelere: reserve 15 minutos do dia para meditarA Meditação Transcendental consiste em mergulhar profundamente em si mesmo. É um momento de autoconhecimento. A experiência de consciência transcendental proporciona conhecer e ter a percepção do lugar onde os pensamentos nascem. É uma técnica muito fácil, não envolve concentração e não é preciso lutar contra os pensamentos. Em quatro dias de prática, você já percebe ganho de consciência, habilidade e agilidade para negociar e tomar decisões e aumento da sensação de calma e leveza.

9) Mantenha uma alimentação saudável: Deixe os ultraprocessados de lado e aposte mais em frutas, legumes, oleaginosas, grãos e verduras. Leve aquela velha máxima para vida: desembale menos e descasque mais. Para se alimentar melhor, não precisa ser sofrido. É mais sobre boas escolhas e menos sobre restrição.

10) Pense positivo: esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades e conte com um suporte. Converse mais com amigos e ou familiares e saiba que pode acontecer algo inesperado que altere os planos e te desvie dos seus objetivos. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção que você escolheu. 

Por |2020-01-06T13:19:36-03:0006/01/2020|

Sobre o Autor: